O Comitê de Contingência do Coronavírus vem a público nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, para divulgar o boletim semanal com a situação epidemiológica do município.
Araraquara registrou, entre o período de 19 a 25 de agosto, mais 375 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 15,08% de um total de 2.367 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos.
Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual sobe para 21,13%.
Neste período, a Rede SUS contabilizou 1.619 testes em sintomáticos, dos quais 304 foram positivados, e 645 testes em assintomáticos, com 11 positivados.
Portanto, Araraquara soma 89.068 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 189 permanecem em quarentena e 88.157 já saíram.
Hoje, dia 26 de agosto, 9 pacientes estão internados; 6 confirmados estão em enfermaria e 3 confirmados estão em UTI.
Dos 9 internados, 4 são moradores de Araraquara e 5 residem em outros municípios: Américo Brasiliense, Borborema, Cafelândia e dois moradores de Motuca.
Hoje, a Santa Casa tem 2 pacientes, o Hospital São Paulo tem 2 pacientes, o Hospital Sâo Francisco tem 1 paciente e o Heab tem 4 pacientes.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 14% de leitos de enfermaria e 17% de UTI.
O município registrou, até o momento, 722 óbitos decorrentes de Covid-19.
Dois óbitos foram registrados no dia 19 de agosto: um homem de 77 anos, com comorbidades, que foi internado em unidade hospitalar da rede pública no dia 21 de julho, e um homem de 70 anos, com comorbidades, que foi internada em unidade hospitalar da rede pública no dia 12 de agosto.
Os outros óbitos foram registrados em 21 de agosto – um homem de 44 anos, com comorbidades, que foi internado em unidade hospitalar da rede pública no dia 10 de agosto -; e em 22 de agosto – homem de 88 anos, com comorbidades, que foi internado em unidade hospitalar da rede privada no dia 7 de agosto
A vacinação contra a Covid-19 continua no município e o atendimento em todas as unidades é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.
Hoje começou a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos de idade, com comorbidades e deficiências.
Para receber o imunizante é necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsável legal, além de apresentação de laudo médico que comprove a condição clínica.
Essas crianças de 3 e 4 anos estão sendo vacinadas em todas as unidades de saúde do município. Já as crianças de 5 a 11 anos continuam sendo vacinadas nos polos de vacinação infantil habituais, que são as unidades do Jardim América, Adalberto Roxo, Iguatemi e Melhado, além do Sesa.
A liberação será feita para esse público em geral de forma gradual, de acordo com a disponibilização de vacinas enviada pela DRS III e pelo Ministério da Saúde.
Ainda na unidade do SESA, está liberada a 5ª dose, ou 3ª dose adicional, para pessoas com 18 anos ou mais imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e em tratamento quimioterápico
E continua em andamento a aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19, para as pessoas acima de 30 anos que receberam a dose anterior há pelo menos quatro meses. As demais doses (1ª, 2ª e 3ª), que estão em atraso, também estão sendo aplicadas.
Esse público adulto está sendo vacinado em todas as unidades de saúde, também das 8 às 12 horas, com exceção das unidades que estão atendendo as crianças de 5 a 11 anos.
É muito importante que as pessoas mantenham o esquema vacinal contra a Covid atualizado para evitar as formas mais graves da doença.
As testagens para Covid-19 continuam sendo feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. É obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.
As informações oficiais sobre o Coronavírus, incluindo o calendário vacinal, são atualizadas no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.