SÃO CARLOS | Lançamento da Jornada de Transformação Digital reúne cerca de 170 indústrias 

Iniciativa Fiesp/Ciesp/Senai/Sebrae oferece consultorias e treinamentos de tecnologia e negócios para alavancar produtividade das empresas; inscrição continua aberta

 

Cerca de 170 empresários e gestores da área industrial participaram, na última sexta-feira, do lançamento regional da Jornada de Transformação Digital em São Carlos. O programa, que é 100% gratuito, oferece consultorias e treinamentos para modernizar o processo produtivo das indústrias. Hoje, dados mostram que 66% das empresas do setor industrial ainda não estão operando de forma digitalizada no estado de São Paulo.   

O programa é uma iniciativa conjunta entre Fiesp/Ciesp/Senai/Sebrae e na etapa-piloto alavancou ganhos de até 50% na produtividade das empresas. A cerimônia de lançamento teve o comando do diretor regional do Ciesp São Carlos, Marcos Henrique dos Santos, e contou com a presença do presidente do Ciesp, Rafael Cervone. O evento teve ainda a parceria do Ciesp Araraquara, Ciesp São João da Boa Vista e Ciesp Matão. 

O programa é voltado para micro, pequenas e médias empresas, com faturamento de até R$ 8 milhões. Hoje, de 53 mil empresas no estado de São Paulo, 48 mil se enquadram neste perfil. 

“A jornada permite as empresas um ‘banho de loja’ para que possam se tornar mais competitivas. Você pode melhorar seus custos e passar naturalmente para a exportação, que é uma fase natural de uma empresa mais competitiva. Isso é bom para o pequeno, para o micro e para o médio [empresário], mas também é bom para o grande porque ele tem uma cadeia de fornecimento abaixo dele. Empresas e fornecedores mais competitivos tornam o grande [empresário] mais competitivo também”, disse Cervone. 

Já o diretor do Ciesp São Carlos destacou que as quatro regionais comemoram a vinda da jornada, pois trata-se um programa extremamente necessário no contexto atual, pós-pandemia. “Nós queremos alcançar 40 mil empresas no estado de São Paulo, nos próximos quatro anos. Isso impacta na região toda porque traz tecnologia e desenvolvimento. As empresas tendem a crescer mais do que a média e impulsionam toda a economia da região”, afirmou Santos. 

A Jornada de Transformação Digital envolve oito etapas, as duas primeiras são de responsabilidade do Sebrae e contemplam uma revisão do modelo de negócios. Já as seis últimas etapas são conduzidas pelo Senai e têm foco ne tecnologia para aumentar o processo de integração entre as máquinas, robotização e digitalização até alcançar a implementação da indústria 4.0.

Como se inscrever

Micro, pequenas e médias empresas, com faturamento de até R$ 8 milhões por ano, podem se inscrever para participar da Jornada de Transformação Digital, que tem custo zero para os empresários. As inscrições podem ser feitas pela internet, neste site:

https://jornadadigital.sp.senai.br/.