SETEMBRO DOURADO | Crianças da Pediatria do Amaral Carvalho visitam hípica de Jaú

Passeio faz parte da campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

 

Crianças e adolescentes em tratamento do câncer na Pediatria do Hospital Amaral Carvalho (HAC) terão um programa especial na próxima quarta-feira, 21/set. A Sociedade Hípica de Jahu está preparando uma manhã de lazer e descontração com café da manhã, presentes e atividades. O evento faz parte da programação da campanha Setembro Dourado, que tem como objetivo o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

De acordo com a médica responsável pela Pediatria do HAC, Larissa Polis Moreira, momentos de distração são benéficos para as crianças e até aos seus familiares. “Será uma oportunidade de se conectarem com a natureza, terem contato com os cavalos e com uma rotina diferente do que estão acostumados. Esse tipo de ação faz com que esqueçam do tratamento, pelo menos por algumas horas, e deixem seu lado sadio e lúdico vir à tona”, comenta.

Para recarregar as energias positivas, os pequenos guerreiros receberão toda atenção dos funcionários da Sociedade Hípica de Jahu, que estão preparando demonstrações com os cavalos. “Quem quiser e tiver condições, poderá, inclusive, cavalgar com orientação dos profissionais de lá”, conta a médica.

Setembro Dourado

O mês de conscientização Setembro Dourado tem o objetivo de orientar sobre os sintomas dos tumores mais comuns nas crianças e adolescentes, para que o diagnóstico seja feito precocemente, garantindo melhores resultados nos tratamentos e aumentando as chances de cura.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é considerada a primeira causa de morte na faixa de zero a 19 anos, no Brasil e são estimados, por ano, oito mil casos novos. Entre os principais tipos estão as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os tumores que atingem o sistema nervoso central e os linfomas.

O câncer infantojuvenil costuma se desenvolver rapidamente, por isso, é importante que os adultos estejam atentos para as alterações que as crianças e adolescentes possam apresentar, sejam físicas ou comportamentais. Os sintomas mais recorrentes são: perda repentina de peso, palidez, falta de energia, alterações de visão, manchas roxas pelo corpo, febre persistente, nódulo ou inchaço incomum, dores abdominais e de cabeça e sudorese noturna. No entanto, muitos desses sintomas são comuns para outras doenças infantis. “É importante que as crianças visitem frequentemente o médico e que o profissional, ao notar esses sinais, suspeite da possibilidade de câncer, para iniciar a investigação. Só faz diagnóstico de câncer quem pensa em câncer”, comenta a médica.