SETEMBRO AMARELO | Crianças da Pediatria do HAC vivem dia especial de visita à hípica de Jaú 

Crianças e adolescentes em tratamento do câncer na Pediatria do Hospital Amaral Carvalho (HAC) tiveram um programa especial nesta quarta-feira, 21/set. A Sociedade Hípica de Jahu preparou uma manhã de lazer e descontração com café da manhã, presentes e atividades. O evento faz parte da programação da campanha Setembro Dourado, que tem como objetivo o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

A Dra. Larissa Bueno Polis Moreira, Coordenadora da Oncologia Pediátrica, esteve no evento acompanhando as crianças e dando o auxílio necessário para elas. “Ações como esta são muito importantes, pois tiram as crianças da rotina do tratamento, que é uma rotina pesada, com internações prolongadas e com efeitos colaterais devido às medicações. Então, momentos como este são muito importantes, inclusive, para o resultado positivo do tratamento”, explicou Dra. Larissa.

Atividades

As crianças conheceram, acariciaram e alimentaram diversos cavalos. Também puderam sentir a experiência de um passeio, montadas com o apoio dos instrutores. Em um espaço aberto e em meio à natureza, elas brincaram e se divertiram com a Florzinha e a Nunsey, do grupo Remédicos do Riso, e ainda ganharam presentes e tomaram um café da manhã delicioso.

“Tirar as crianças da rotina de tratamento, proporcionar lazer e tirar o foco delas sobre as dificuldades diárias é de extrema importância não só para elas, mas como para os pais e acompanhantes que vivem esta rotina junto com elas”, contou Débora Ricardo Possani, Assistente Social do HAC, que também acompanhou as crianças no passeio.

Para Francisco Lucas da Silva, diretor da Sociedade Hípica de Jahu, “é um prazer muito grande poder oferecer, ao lado dos nossos parceiros, esta manhã linda que está proporcionando alegria para estas crianças”.

Sunamita Santos Mariano Cardoso, mãe da paciente Ana Luiza, contou que a filha está em tratamento há um bom tempo e que, na última semana, passou por um período de internação que durou cinco dias. “Por isso, esse passeio está sendo muito importante para ela”, disse.

Já Roberta Vitorino de Araújo Lopes, mãe do paciente Pedro, acredita que atividades como esta ajudam muito no tratamento. “Sair da rotina hospitalar e poder brincar e se divertir proporciona muita alegria para eles”.

Setembro Dourado

O câncer infantojuvenil é caracterizado por um grupo de doenças que ocasiona a proliferação de células de forma desordenada e rápida, podendo atingir as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação de crianças e adolescentes de um a 19 anos.

Entre os tipos mais comuns, estão as leucemias, linfomas e tumores no sistema nervoso central. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer infantojuvenil atinge mais de oito mil crianças e adolescentes por ano e já é a maior causa de morte por doença nessa faixa etária. Por isso, neste mês é realizada a campanha Setembro Dourado, para alertar sobre o câncer infantojuvenil e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce.

“A campanha Setembro Dourado é um alerta para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, e tem como objetivo levar informação para os pais, para os familiares e profissionais que tem contato com as crianças, e para todos os profissionais da saúde que podem ajudar nesse processo de diagnóstico. É importante ressaltar que, como não há maneiras de prevenir o câncer infantojuvenil, o melhor caminho para aumentar as chances de cura é a identificação precoce”, explica Dra. Larissa.

[su_image_carousel source=”media: 90031,90034,90033,90032,90029,90030″ slides_style=”photo” controls_style=”light” crop=”none” spacing=”no” align=”center” dots=”no” image_size=”full”]