SAÚDE | Médico da Santa Casa reforça importância da prevenção para evitar câncer de mama

Segundo o INCA, foram estimados 66.280 casos novos para o ano de 2022. Saiba quais os sintomas e como se prevenir

 

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção e combate ao câncer de mama. O mastologista da Santa Casa Clínicas, Dr. João Gilberto Silva Bortolotti Filho, falou sobre a importância da prevenção e esclareceu as principais dúvidas sobre a doença (veja abaixo).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste.

Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

CONFIRA AS RESPOSTAS PARA AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O TEMA:

1 – Doutor, quais as melhores formas de prevenção ao câncer de mama?
Resposta: Fazer mamografia periódica a partir dos 40 anos de idade e, obrigatoriamente, anualmente a partir dos 50 anos. Mulheres com histórico familiar de primeiro grau devem começar por volta dos 30 anos.

2 – Esse câncer é um dos que mais acomete mulheres no Brasil, certo?
R: É o mais frequente entre as mulheres.

3 – Levar uma vida saudável também contribui para prevenção?
R: Sim. Alimentação saudável, sem gordura e sem alimentos industrializados previnem.

4 – A quais sintomas a mulher deve estar atenta?
R: Presença de caroço no seio, mudança no aspecto da pele, presença de retrações da pele ao olhar-se no espelho, saída de líquido transparente ou sanguinolento no bico do seio.

5 – Em relação aos exames, quais devem ser feitos?
R: O exame mais importante para detecção precoce do câncer de mama, ou seja, quando ele é pequeno e tem grande chance de ser curado, é a mamografia. No Outubro Rosa, conscientize-se e faça a mamografia.

6 – Qual a diferença entre a mamografia e o ultrassom?
R: a mamografia consegue detectar as lesões em estágio inicial. O ultrassom serve para complementar os achados da mamografia. Portanto o ultrassom sozinho não faz prevenção

7 – A identificação precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura?
R: Sim. Tumores iniciais tem chance de cura superior a 90%.

SANTA CASA CLÍNICAS

Nesse mês do Outubro Rosa, a Santa Casa Clínicas, serviço que atende convênios e particulares, estará com preços promocionais para consultas e exames.

Para a prevenção do câncer de mama, temos médicos especialistas em ginecologia e mastologia, e oferecemos o exame de mamografia e papanicolau, entre outros.

A promoção é válida para outubro e novembro.