COVID | Araraquara confirma 45 casos de 30 de setembro a 6 de outubro

O Comitê de Contingência do Coronavírus vem a público nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, para divulgar o boletim semanal com a situação epidemiológica do município.

Araraquara registrou, entre o período de 30 de setembro a 6 de outubro, mais 45 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 2% de um total de 2.287 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos.

Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual sobe para 3,7% de um total de 1.145 amostras.

Neste período, a Rede SUS contabilizou 1.144 testes em sintomáticos, dos quais 42 foram positivados, e 1.137 testes em assintomáticos, com 1 positivado.

Portanto, Araraquara soma 90.375 casos confirmados de Covid-19.

Por conta de instabilidade no sistema e-sus nesta última semana, alguns exames realizados em laboratórios particulares podem não estar contabilizados no montante total de casos positivados, devendo ser incluídos posteriormente.

Do total de confirmados, 28 permanecem em quarentena e 89.619 já saíram.

Hoje, dia 7 de outubro, 4 pacientes estão internados; 3 confirmados estão em enfermaria e 1 suspeito está na UTI.

Dos 4 internados, 2 são moradores de Araraquara e 2 residem em outros municípios; Barrinha e Santa Lúcia.

Hoje, a Santa Casa tem 1 paciente e o Heab tem 3 pacientes.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 7% de leitos de enfermaria e 6% de UTI.

O município registrou, até o momento, 728 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nesta última semana.

E a vacinação contra a Covid-19 continua no município.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza amanhã, sábado, dia 8 de outubro, plantão de vacinação para os públicos infantil e adulto, das 8 às 15 horas.

Estarão abertas, para atender os públicos infantil e adulto, as unidades do Selmi Dei I, Vale do Sol e Cecap.

Além dessas, neste sábado, a unidade da Vila Xavier estará aberta para atender somente o público adulto e a unidade o América vacinará somente o público infantil.

Estarão sendo aplicadas a 4ª dose nos maiores de 18 anos, as 1ª e 2ª doses do público infantil e todas as demais doses em atraso.

Lembrando que durante a semana continua a vacinação do público adulto, juntamente com a faixa de 12 a 17 anos, em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta das 8 às 12 horas, e no Sesa, onde o atendimento é feito sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

E ainda na unidade do Sesa, continua sendo feita a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico.

Já no caso da vacinação infantil, com a chegada de mais imunizantes para as crianças de 3 e 4 anos, o município retomou a aplicação da 1ª dose nesse público.

Por conta da otimização do uso das doses e para evitar desperdício, a vacinação infantil (1ª e 2ª doses), incluindo as crianças de 5 a 11 anos, está sendo feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, nas seguintes unidades de saúde do município: América, Yolanda Ópice, Santa Angelina, Iedda e Adalberto Roxo.

E na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Vale destacar que todas as pessoas com doses em atraso – 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses – devem procurar uma das unidades de saúde e atualizar esse esquema vacinal. Essa medida é muito importante para evitar as formas mais graves da doença.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Lembrando ainda que, por conta da queda expressiva da demanda de pacientes com suspeita e confirmados, desde a última terça-feira, a UPA da Vila Xavier passou a atender todas as patologias, além de Covid. Ao mesmo tempo, as outras duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA Central e UPA Valle Verde) também estão atendendo casos suspeitos, com consultas e testagem, a partir de prescrição médica.

As Upas da Vila Xavier, Central e Valle Verde atendem 24 horas por dia.