A Prefeitura de São Carlos está finalizando a obra de recuperação da represa do Parque do Bicão, no Córrego do Medeiros, um investimento de R$ 423.300,79 com recursos do próprio município.
Em janeiro de 2020 a tubulação da barragem do Bicão rompeu, ocasionando o esvaziamento da lagoa no interior do parque. O rompimento foi provocado por uma erosão no local.
A empresa vencedora do processo licitatório iniciou os trabalhos recuperando os dissipadores de energia, vertedouro e realizando a limpeza interna. Agora a lagoa já está cheia novamente e teve início o repovoamento de peixes. Na ocasião do rompimento da tubulação muitos moradores da região foram até o local e levaram os peixes, principalmente porque a espécie predominante na represa é a tilápia, além de carpas, cacharas e lambaris.
“As obras de recuperação da represa do Bicão estão finalizadas. As escadas hidráulicas foram reconstruídas e realizamos a limpeza total da represa. Depois iniciamos a recuperação do vertedouro que é uma estrutura hidráulica construída para controlar o nível d’água, permitindo a passagem das vazões escoadas com a máxima eficiência possível sem provocar problemas à estrutura. A obra está praticamente finalizada”, explicou João Muller, secretário de Obras Públicas.
De acordo com o prefeito Airton Garcia as reconstruções e adequações tiveram como objetivo sanar os danos às estruturas existentes e reestabelecer a lagoa com suas funções de drenagem e estética, bem como proporcionar segurança aos usuários do Parque.
Fundado em 1982, o Parque Veraldo Sbampato, conhecido também como “Parque do Bicão”, é um centro de esporte, lazer e cultura. Com 54.950 m² está localizado entre a avenida Cícero Soares Ribeiro e avenida Maria Consuelo Brandão Tolentino, na Vila Carmem.
Vale ressaltar que o parque é uma área de preservação permanente (APP) e é protegida de acordo com os termos em lei (Lei nº 4.771/65) do Código Florestal.