SÃO CARLOS | Fila das cirurgias eletivas foi reduzida em mais de 1,9 mil casos nos últimos cinco meses

Após o período crítico da pandemia da COVID-19, que impossibilitou a realização de cirurgias eletivas em todo o país, a Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Saúde, retomou os procedimentos cirúrgicos há cerca de cinco meses e, de lá para cá, mais de 1,9 mil pessoas foram retiradas desta fila. O levantamento, feito pela própria Secretaria de Saúde, foi concluído na última semana, promovendo uma requalificação da fila de espera.

Em 23 de maio, data do balanço inicial promovido pela pasta, 7.748 pessoas aguardavam pela realização de um procedimento. A maior parte da fila foi cadastrada durante a própria pandemia, ocasião em que, por conta dos protocolos de saúde e da necessidade de retaguarda de leitos de UTI, os casos eletivos foram suspensos em todo o país – exceção feita aos procedimentos oncológicos e, em menor escala, às cirurgias cardíacas.

Entretanto, desde a retomada integral das cirurgias eletivas em São Carlos – ocorrida em meados de maio de 2022 – até esta segunda-feira (24/10), foi constatado que mais de 1,9 mil pessoas já foram encaminhadas para cirurgia ou realizaram o procedimento anteriormente via urgência e emergência, passando o número de pendências para 5.796, ou seja, 1.952 casos a menos em relação ao antigo total acumulado.

Entre as principais diferenças, destaque para as cirurgias eletivas de colecistectomia (pedra na vesícula), que passou de 969 para 420 pacientes aguardando pelo procedimento, e hérnia, onde 304 pessoas aguardam ante 763 no levantamento anterior. Somados, os dois subgrupos representam 1.008 pessoas extraídas da fila somente neste período.

Há também redução expressiva em filas de cirurgias como urologia, em que o contingente aguardando a realização de procedimentos caiu de 381 para 186 pessoas (queda de mais de 51% da fila), catarata (de 1.114 para 691 pendências – redução de quase 38% do quantitativo inicial) e ortopedia – subgrupo quadril (41 pendências, ante 143 há cinco meses – redução da fila em 71%).

Na visão da secretária municipal de Saúde, Jôra Porfírio, esta queda do número de pessoas aguardando deve-se, sobretudo, ao fato de a Prefeitura de São Carlos ter atuado em diversos planos para enfrentar as demandas de necessidade cirúrgica da população, seja encaminhando pacientes para os serviços contratualizados na cidade ou promovendo parcerias com hospitais da região através do Departamento Regional de Saúde (DRS III – Araraquara).

“Colocamos em execução o novo contrato de cirurgias feito com a Santa Casa de Misericórdia e, juntamente com o acordado com o Hospital Universitário, iniciamos esta retomada de diversos procedimentos. Paralelo a isso, também efetuamos parcerias consistentes com o governo do Estado para a realização de mutirões pela região, encaminhando pacientes para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Américo Brasiliense e Taquaritinga. Há ainda algumas situações que entendemos serem necessárias adequações, mas, por outro lado, também não podemos deixar de mencionar que, em cinco meses, reduzimos pouco mais de 25% da fila total acumulada de quase três anos”, destaca Jôra.

Segundo ela, o trabalho feito pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que requalificaram a fila nas últimas semanas, será de suma importância para a tomada de decisões futuras visando contemplar ainda mais pessoas que buscam pela resolução de suas demandas cirúrgicas.

“Nossos servidores fizeram um grande trabalho de ligar para praticamente todas as pessoas que aguardavam por estes procedimentos e, neste sentido, descobriram que alguns casos deixaram de constar na lista de cirurgias eletivas porque foram sanados na urgência e emergência. Essa qualificação é muito importante, pois, agora, temos as listas atualizadas, com todas aquelas pessoas que de fato seguem aguardando, para realizarmos novas contratações e parcerias de forma mais precisa e apurada”, finaliza a secretária.