RELIGIÃO | Papa Francisco nomeia Dom Eduardo Malaspina como novo Bispo Diocesano de Itapeva

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira 28 de dezembro, Dom Eduardo Malaspina, Bispo Diocesano da Igreja Particular de Itapeva/ SP.

O anúncio da transferência e nomeação para a Diocese de Itapeva foi publicado no Boletim de Imprensa da Santa Sé ao meio dia do horário de Roma, 7h do horário de Brasília.

A posse canônica está marcada para 11 de fevereiro de 2023, o anúncio da data foi feito na mensagem de Dom Eduardo Malaspina aos fiéis de São Carlos – SP.

Em mensagem aos fiéis e habitantes da área que pertence a Diocese de Itapeva, Dom Eduardo Malaspina, Bispo Eleito, afirmou sua alegria em assumir este trabalho confiado pelo Papa Francisco e expressou seu respeito pela história e caminhada de 54 anos de sua nova Diocese. [confira abaixo]

CONHEÇA DOM EDUARDO MALASPINA

Nascido no município de Tabatinga (SP) no dia 12 de julho de 1967. Depois de concluir o Seminário Menor (1982-1984) e a Faculdade de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1985-1987), cursou Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988-1991). Licenciado em Filosofia pelo Claretiano – Centro Universitário e fez Ciência da Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma. Concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru (2001-2004) e Mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009-2012). Foi Pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos, SP (2001-2018) e Vigário Geral da Diocese.

Em 07 de março de 2018 foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Titular de Pupiana na Tunísia, Auxiliar na Diocese de São Carlos. Sua ordenação episcopal aconteceu na Catedral São Carlos Borromeu, no dia 01 de maio de 2018. Dom Eduardo no período de sede vacante em nossa Igreja Particular exerceu o encargo de Administrador Diocesano (14 de dezembro 2020 a 18 dezembro de 2021). Com a posse de Dom Luiz Carlos, nosso Bispo Diocesano, foi nomeado Vigário Geral da Diocese. Durante o exercício de seu ministério Episcopal em nosso Regional Sul I da CNBB foi Bispo Referencial da Comissão de Defesa da Vida, é o Bispo Referencial para a Pastoral da Ecologia Integral, Bispo Referencial para a Liturgia  e exerce o ofício de Presidente da Sub-Região Pastoral Campinas.

Dom Eduardo tem como lema de seu Episcopado a frase “In Aedificacionem Corpuris Christi” (“Para Edificar o Corpo de Cristo”) uma citação extraída da Carta de São Paulo aos Efésio (Ef 4,12).

 

CONFIRA NA ÍNTEGRA A MENSAGEM DO NOVO BISPO:

Estimados irmãos e irmãs da Diocese de Itapeva,

Com alegria acolho a missão que o Papa Francisco me confiou: ser o 7º Bispo da Diocese de Itapeva. Há 54 anos o Povo de Deus se consolida como Igreja Particular nesta região do nosso Estado de São Paulo. Saúdo Padre Márcio Dias de Oliveira, Administrador Diocesano, juntamente com o Colégio de Consultores que estiveram à frente de nossa Diocese neste tempo de Sede Vacante, bem como os Sacerdotes, o Diácono Permanente, Consagrados e Consagradas, Leigos e Leigas, discípulos missionários a serviço da vida e da esperança. Minha saudação especial ao nosso Bispo emérito Dom José Moreira de Melo, que terei a graça de conhecê-lo pessoalmente.

Chego para cooperar como um simples operário na vinha do Senhor e também “para edificar o Corpo de Cristo” (Ef 4, 12) que é a Igreja, presente nas cidades e todos os Distritos presentes em nossa Igreja Particular. Meu desejo é de edificarmos juntos, no amor, este Corpo de Cristo através de nossa ação, carisma e ministério. No intuito de “Semear a Esperança numa Igreja Sinodal”, peço licença para adentrar no solo fértil dos seus corações e de suas vidas. Estou levando na mala um só propósito total e absoluto: conhecer, amar e servir, realizando a continuidade dos passos do meu antecessor Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, tão bem mantido pelo Clero e também pelas forças vivas de nossa Diocese de Itapeva.

Minha palavra ao Povo de Deus é que tão logo espero vê-los, ouvi-los, abraçá-los e realizar esta caminhada de fé, partilha e esperança. Fé sustentada pelos nossos encontros; partilha que se fortalecerá nas ações concretas de transformação da sociedade e esperança de tempos novos, com ardor renovado na construção do Reino. Aproveito a ocasião para convidá-los para a minha posse canônica, prevista para o dia 11 de fevereiro de 2023, às 16h, (Memória de Nossa Senhora de Lourdes), na Catedral de Sant’Ana, em Itapeva, SP.

Desde já agradeço manifestações de carinho, as orações e as congratulações neste momento da nossa história. Permaneçamos vigilantes e orantes. Por intercessão de Sant’Ana, nossa Padroeira, juntos façamos nesta Oitava do Natal uma súplica continua ao Espírito Santo que é o protagonista da nossa conversão, santificação e missão.

Desejo um abençoado 2023, na certeza de que agarrados à vida, nós esperamos; apaixonados pelo Seu Reino, nós insistimos; convencidos da Sua causa, nós O seguimos; enviados em missão, nós caminhamos como discípulos missionários.

Com minha bênção,
Dom Eduardo Malaspina