GERAL | Fazendo a Diferença subsidiou vários projetos sociais durante 2022 

Em 2019, a Unimed São Carlos deu início ao Programa Social Fazendo a Diferença. Subsidiado, exclusivamente, pelos médicos da cooperativa, esse Programa tem como objetivo promover e atender projetos de Responsabilidade Social que atendam aspectos culturais, de meio ambiente, educacionais, esportivos, entre outros, sempre tendo a cidadania como base.

Completando três anos, 2022 foi muito importante para o Fazendo a Diferença, pois foram possíveis várias ações presenciais em instituições e projetos locais. Confira o trabalho realizado durante o ano.

Nosso Lar  

O Programa Social Fazendo a Diferença esteve presente no Nosso Lar em dois momentos. No início do ano, foram doados produtos de higiene pessoal e de limpeza, como detergente, sabonete, papel higiênico, álcool gel, entre outros. E, em outubro, foram doados violões para a oficina “Recreação Saber Mais”, que viabiliza a prática musical para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.

Projeto Skate Cidadão 

No dia 7 de outubro, o Fazendo a Diferença esteve presente no projeto Skate Cidadão doando itens para confecção de skate, como shapes, lixas, jogos de roda, trucks, além de material para montar pequenas rampas. O Projeto Skate Cidadão existe desde 2017 e atua com o objetivo de apoiar crianças e jovens carentes a se inserirem no meio do esporte. Atualmente, são atendidas mais de 150 crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 23 anos.

Dia das Crianças Fraterno 

O Fazendo a Diferença subsidiou a 5ª edição do Dia das Crianças Fraterno da Ong Mundo Melhor. A ideia da ação é reunir o maior grupo possível de crianças carentes, que fazem parte de comunidades assistidas pelos Vicentinos, e proporcionar um dia com muita alegria. A ação aconteceu no dia 29 de outubro, no espaço de eventos Ozanam e contou com a presença de 225 crianças e 30 voluntários. O Programa doou as camisetas entregues a todas as crianças e voluntários, além de contratar a empresa que fez a apresentação teatral.

LCN 

Em dezembro, o Fazendo a Diferença adquiriu os uniformes da equipe de paratletas da Liga Central de Natação (LCN) do técnico Mitcho Bianchi. Os 25 nadadores participaram, no dia 2/12, do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, evento que reuniu atletas de todo país a fim de definir os qualificados para o Campeonato Nacional 2023. A equipe conquistou 49 medalhas, 5 classificações para o nacional, além de terminar em 4º lugar no ranking geral por equipes.

Casas de acolhimento infantojuvenil 

O Programa doou, em dezembro, tênis para as crianças e adolescentes que são assistidos nas casas de acolhimento infantojuvenil de São Carlos.

Almoço Natalino 

O Fazendo a Diferença esteve presente nos abrigos de idosos Helena Dornfeld e Cantinho Fraterno proporcionando um almoço de Natal para os abrigados. Foram doados os itens de alimentação para preparar a ceia natalina, além de chocotones para todos os idosos. Todos os alimentos foram indicados pelas nutricionistas das instituições.

Para Bolívar Soares Mendjoud, presidente da Unimed São Carlos, o Fazendo a Diferença vem ao encontro do cooperativismo. “Uma cooperativa médica deve promover, além de saúde, responsabilidade social. Ações como essas, proporcionadas pelo Programa, são importantes para a sociedade em que estamos inseridos. Parabenizo todos os médicos cooperados que integram esse projeto tão importante para nossa comunidade”.