ARARAQUARA | Corrida de Santo Onofre de 2022 conhece seus campeões

Tradicional prova de rua de Araraquara teve um minuto de silêncio pelas vítimas do temporal da última quarta-feira (28)

 

Considerado um dos maiores fundistas do Brasil, o alagoano Damião Ancelmo de Souza, de 43 anos, sagrou-se campeão da edição 2022 da Corrida de Santo Onofre, prova de rua mais tradicional de Araraquara e que foi realizada na manhã deste sábado (31), com largada e chegada na Praça Scalamandré Sobrinho, em frente ao Estádio da Fonte Luminosa.

Na premiação, foi respeitado um minuto de silêncio em respeito às seis vítimas do trágico temporal ocasionado na última quarta-feira (28) na Avenida Pe. Francisco Salles Colturato (Avenida 36).

O evento contou com transmissão ao vivo pela página da Prefeitura de Araraquara no Facebook, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.

A secretária de Esportes e Lazer de Araraquara, Milena Pavanelli, agradeceu a todos os envolvidos na prova. “É o último dia do ano e essa é uma corrida muito tradicional da cidade. Só tenho agradecer toda equipe da Secretaria de Esportes e da Fundesport. Agradeço aos parceiros, aos participantes e espero todos aqui no ano que vem novamente”, destacou.

Realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a prova de rua passou pelas principais vias centrais da cidade e contou com 700 participantes, recorde para a prova.

Os premiados

Damião fez o melhor tempo da prova deste sábado com a marca de 20m35s. A segunda colocação ficou com Edson Tiburcio Alves (21m09s), seguido de Mateus Douglas da Silva (21m17s), Fábio Mota Paiva (21m28s) e Márcio Gabriel Sampaio da Silva (22m12s).

Entre as mulheres, Adriana Alves foi a campeã com o tempo de 24m49s, seguida de Antônia Keyla da Silva Barros (25m14s), Tatiana Rodrigues Fernandes (25m49s), Noeme Maria Pereira (27m16s) e Tatiane Carla Medeiros da Silva (29m25s).

Na categoria que envolveu apenas atletas da cidade de Araraquara, Joely Sampaio Geraim foi a primeira colocada, seguida de Fernanda Alves e Isabela Ortiz. Entre os homens, Thiago Medeiros Nunes foi o melhor colocado da cidade, seguido de Mateus de Farias Antunes e Guilherme Rodrigues Rocha.

Categorias por faixa etária

Na categoria 70 a 99 anos feminino, Enestina Leonor Silvestre Conti foi a campeã, seguida de Edna de Souza Melo. Na categoria 60 a 69 anos, a campeã foi Sara Reame, seguida de Ozita Catureba dos Santos e Maria Bernadete Martins Pereira. Na categoria 50 a 59 anos, Adriana Cristina dos Santos foi a primeira colocada, seguida de Ana Maria Minarelli Gaspar e Roseli Oliveira. Entre as atletas de 40 a 49 anos, Vera Lúcia Calegari da Silva ficou em primeiro lugar, seguida de Fabiana Gonçalves Batista e Lisia Adrien Fer. Na categoria 30 a 39 anos, a campeã foi Michelle Popenga Geraim Monteiro, que completou o pódio com Vanessa Cristina de Souza Melo e Laís Simonetti. Entre as atletas de 18 a 29 anos, a primeira colocação ficou com Suzana Queren Valença Barbosa, seguida de Isadora Rocha e Marina Gabriely Justo Pinho.

Entre os homens, na faixa etária entre 70 a 99 anos, o campeão foi José Celso Carmona, seguido de José Roberto Dias e Divaldo Rodrigues dos Santos. Entre os atletas com idade entre 60 e 69 anos, o primeiro lugar foi João de Deus da Silva, seguido de Cláudio Valério Dotelli e Luiz Augusto Christóvão. Na categoria 50 a 59 anos, Paulo César de Oliveira foi o campeão, seguido de Gilson José dos Santos e Luiz Estevão da Silva. Na categoria 40 a 49 anos, o campeão foi Edson Roberto de Brito Sacchetto, seguido de Givanildo Almeida de Sousa e José Mário Batista. Na categoria 30 a 39 anos, o primeiro lugar ficou com Luis Fernando dos Santos Medeiros, seguido de Michel Luna de Souza e Renato Cezar Lopes. Na categoria 18 a 29 anos, o campeão foi Mateus Santos de Jesus, seguido de Vitor Emanuel Pereira e Caique Gabriel Tavares de Souza.

Todos os resultados podem ser conferidos no site www.chiptiming.com.br/resultados/corridasantoonofre.

Corrida com novidades

A edição 2022 também teve uma novidade. Além da tradicional corrida de 7 quilômetros, o evento contou com uma caminhada de 3 quilômetros, com o intuito de incentivar a participação de quem está começando a se exercitar, mas que ainda não consegue correr os 7 quilômetros.

Vale destacar que a Santo Onofre começou em 1979, em frente ao Bar do Zinho, na Rua Gonçalves Dias (Rua 1), na região central da cidade, com uma aposta entre dois amigos.