ARARAQUARA | Ferroviária e São Paulo homenageiam Peixinho, na Arena
Ídolo das duas equipes nos anos de 1960, ex-atleta recebeu camisas dos clubes, além de placa e troféu da AFE
A partida entre Ferroviária e São Paulo, disputada na noite desta quinta-feira (19), na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, e vencida pelos tricolores por 2 a 1, foi marcada por uma homenagem especial ao ex-atleta e ídolo de ambas as equipes, Peixinho.
Arnaldo Poffo Garcia, o Peixinho, de 82 anos, foi homenageado com uma placa, um troféu e uma camisa oficial da Ferroviária, entregues por Damiano Neto, vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, representando o prefeito Edinho. Peixinho também recebeu uma camisa oficial do São Paulo, entregue pelo presidente do clube, Júlio Casares.
Natural de Piracicaba, o Peixinho se tornou profissional no São Paulo e está marcado na história do clube por ter marcado o primeiro gol do Morumbi, em 1960, contra o Sporting de Lisboa- Portugal, na inauguração do estádio do tricolor.
Posteriormente, o ponta-direita Peixinho foi adquirido pela Ferroviária e participou da chamada época de ouro da Locomotiva. A década de 1960 foi um período de grandes conquistas afeanas, como o titulo de Tricampeã do Interior Paulista, além de excursões ao exterior.
Além de Ferroviária e São Paulo, Peixinho também jogou no Santos, ao lado de Pelé, e em outras equipes do futebol brasileiro e de fora do País.
De acordo com o gerente de marketing e comunicação da Ferroviária SAF, Felipe Blanco, a homenagem ao atleta com a entrega da placa e do troféu foi alusiva ao gol de bicicleta, marcado por ele, de fora da área, no dia 8 de agosto de 1962, em Araraquara, contra o Palmeiras.
Ainda segundo Felipe, houve outro motivo para a escolha de Peixinho para receber as homenagens na Arena da Fonte: o uniforme de 2023 da Locomotiva também faz referências às três excursões internacionais do clube nos anos de 1960 com a participação do então atacante da equipe.
Fotos Tetê Viviani