GERAL | Industriais levam demandas do setor ao secretário de Desenvolvimento Econômico
A primeira reunião do ano promovida pelo Ciesp São Carlos contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Panone, e do secretário de Governo, Netto Donato. Após apresentação da proposta de trabalho para os próximos dois anos, Panone ouviu as demandas do setor industrial.
“O Ciesp tem por função lutar pelos interesses da indústria, defender seus direitos perante as várias instâncias de governo e também prover o associado de muita informação. Na retomada do calendário de reuniões mensais, sem hesitar, decidimos convidar o Panone para participar, afinal, a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico é uma reivindicação antiga dos empresários do Ciesp, explicou Marcos Henrique dos Santos, diretor titular do Ciesp São Carlos.
Nas últimas eleições, a Diretoria do Ciesp recebeu os candidatos a prefeito e apresentou as demandas do setor. Entre elas, havia a proposta de criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico exclusiva para discutir questões relativas à Indústria em São Carlos.
“Nós entendemos que é preciso uma equipe exclusiva para cuidar da indústria, do comércio, enfim, dos negócios em São Carlos, inclusive dotando esta Secretaria com orçamento compatível com os desafios a serem enfrentados na retomada da economia. É preciso, por exemplo, fazer um mapeamento das indústrias da cidade para compreender a realidade. Só saberemos se, de fato, há crescimento, se tivermos um panorama do setor”, comentou Santos.
Em janeiro, a Diretoria do Ciesp promoveu reuniões de trabalho com a Prefeitura e com a Câmara. Na ocasião, o titular da Pasta sugeriu aos diretores do Ciesp que indicassem um industrial para ocupar a chefia de departamento temático da pasta. O encontro ocorreu na sede do Ciesp.
Reunião Mensal
A tradicional reunião mensal do Ciesp é aberta a todos os associados. Panone apresentou o organograma da nova Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e as metas para os próximos meses. O secretário também comentou sobre a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico a ser formulado em breve com a participação ativa de empresários dos diversos setores produtivos.
“Estamos correndo todos os segmentos para criar uma interação com esses organismos de modo que a gente possa construir juntos uma política de desenvolvimento econômico para a cidade. Ao chamarmos a iniciativa privada e seus órgãos de representação para discussão, o que queremos é aumentar este vínculo com comércio, indústria, prestadores de serviço, entre outros”, afirmou Panone.
Durante a reunião, os industriais tiveram oportunidade de levar suas demandas diretamente ao secretário, que já saiu do Ciesp com um diagnóstico do setor. Para Netto Donato, esse foi um encontro importante a fim de nortear a tomada de decisões. “É um espaço específico para debate e apresentação de propostas para que possamos integrar o poder público com as atividades econômicas e juntos realizar ações que movimentem a economia da cidade, em uma relação em que os empresários e a população saem ganhando”, disse.