GERAL | Hospital Amaral Carvalho disponibiliza curso online gratuito sobre câncer infantojuvenil

O curso é voltado para profissionais da saúde e visa auxiliar no direcionamento correto para o diagnóstico precoce da doença

 

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) está lançando um curso online gratuito para auxiliar os profissionais da saúde a identificarem os sintomas da doença e realizarem o encaminhamento correto para o diagnóstico precoce. A detecção precoce e o encaminhamento correto aumentam as chances de salvar vidas!

O curso faz parte do o Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil da Instituição.

A médica Larissa Bueno Polis Moreira, responsável pela oncopediatria do Hospital Amaral Carvalho (HAC), aborda a importância do diagnóstico precoce do câncer Infantojuvenil, com os temas:

– Princípios do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

– Principais tipos de câncer infantojuvenil

– Principais sintomas do câncer infantojuvenil

– Fluxograma do câncer infantojuvenil

O curso possui três vídeo-aulas e contará com uma aula ao vivo de encerramento para tirar dúvidas no dia 09 de maio. Após assistir todas as aulas, o aluno receberá um certificado de participação.

Para se inscrever no curso e assistir as primeiras aulas, basta acessar o link abaixo: https://bit.ly/HAC-curso-cancer-infantojuvenil

Câncer infantojuvenil

O câncer infantojuvenil é caracterizado por um grupo de doenças que ocasiona a proliferação de células de forma desordenada e rápida, podendo atingir as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação de crianças e adolescentes de um a 19 anos. Entre os tipos mais comuns, estão as leucemias, linfomas e tumores no sistema nervoso central. Também podem ocorrer tumores abdominais (como o neuroblastoma e tumor de Wilms), tumores ósseos (osteossarcoma e sarcoma de Ewing) e outros tipos mais raros como rabdomiossarcoma (acomete partes moles, como músculos), retinoblastoma (acomete retina), hepatoblastoma (acomete fígado).

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer infantojuvenil atinge mais de oito mil crianças e adolescentes por ano e já é a maior causa de morte por doença nessa faixa etária. Como os tumores infantojuvenis não estão relacionados ao estilo de vida, como tabagismo ou etilismo (como é o caso das doenças que acometem os adultos), não existe uma maneira de prevenir. Assim, estar atento aos sinais e detectar rapidamente pode fazer toda a diferença no curso do tratamento do paciente, reduzindo as taxas de mortalidade.