SÃO CARLOS | FESC realiza palestra “A Arte de Envelhecer”

fesc2

A Fundação Educacional de São Carlos (FESC), em parceria com o Departamento de Gerontologia da UFSCar, através de seu Programa Educacional Universidade Aberta da Terceira Idade – UATI – com o apoio de seu diretor presidente, Eduardo Antônio Teixeira Cotrim, promoveu na manhã desta sexta-feira (14/04), a palestra “A Arte de Envelhecer”, ministrada pelo professor Dr. Wilson José Alves Pedro.

O Brasil é um país que envelhece rapidamente. Hoje, são mais de 30 milhões de pessoas acima de 60 anos que devem ser vistos, segundo o professor Wilson, sob a perspectiva de direitos. O professor também destacou a importância de ações sócio educativas e a criação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para esse segmento já que, as pessoas idosas merecem viver com qualidade de vida em todos os aspectos de sua existência: saúde, educação, segurança, lazer, participação social e, principalmente, dignidade.

A palestra, em formato interativo, abordou o envelhecimento sob o prisma artístico, estimulando os ouvintes a refletirem sobre suas próprias experiências de envelhecimento e trajetórias de vida, na busca de uma definição sobre o que é arte na perspectiva do envelhecimento, e como fazer com que ela seja parte do cotidiano das pessoas aos 60, 70, 80, 90 e 100 anos dando cor e alegria à vida, mesmo que o envelhecimento traga adversidades, mudanças e desafios.

Segundo a professora Rita Cristina, Chefe de Divisão Pedagógica- UATI/CEC, os alunos da FESC e comunidade presentes tiveram uma participação ativa junto ao palestrante para questionamentos e reflexões num diálogo aberto do que significa para cada um, o que é envelhecer, suscitando respostas e caminhos alternativos do fazer artístico, do autocuidado, responsabilidade, aprendizagem ao longo da vida e combate ao Idadismo, preconceito em relação a idade.

A palestra foi encerrada lembrando dessa caminhada rumo à maturidade com autonomia e independência sim, mas com todo o suporte e rede de apoio, pelos órgãos públicos e privados, que a faixa etária necessita.