A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Amaral Carvalho recebeu o selo de UTI Eficiente, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e a empresa Epimed Solutions.
O reconhecimento tem o objetivo de orientar políticas e estratégias de saúde e melhoras o cuidado de pacientes críticos no Brasil. O prêmio foi concedido pela primeira vez e considera dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também considerando a gravidade. As UTIs Eficientes são aquelas que tiveram resultados entre os tercis inferiores e as medianas (33% e 50%), nas Matrizes de Eficiência do sistema Epimed Monitor.
“O reconhecimento leva em consideração os índices que reportamos frequentemente, ou seja, demonstra que temos resultados consistentes, de mortalidade abaixo da média brasileira, conferindo segurança aos nossos usuários”, diz a diretora de Desenvolvimento em Saúde, Cristina Moro.
O médico e coordenador da UTI, Ederson Roberto de Mattos, destaca que o resultado só é possível quando toda a equipe está engajada. “É muito gratificante receber essa notícia porque reconhece todo um serviço, toda estrutura. Para isso, precisamos que todos as profissões ligadas à UTI, como o trabalho das equipes multidisciplinares, funcionem muito bem”, explica.
Foram avaliadas 1.800 unidades de terapia intensivas gerais de todo o país, sendo que apenas 158 dessas, incluindo o Hospital Amaral Carvalho, receberam o reconhecimento de eficiência.