A ansiedade é até considerada uma reação natural do ser humano, que pode ocorrer para se adaptar e reagir em situações de medo ou expectativa. Mas, quando atinge um nível extremo, pode se tornar patológica e passar a interferir na saúde do indivíduo. É neste contexto que o “De Papo com Amanda Françozo” será desenhado no sábado (20/5), às 19h30.
E para discutir o tema ansiedade, Amanda Françozo vai receber em seu sofá, no palco da TV Aparecida, alguns convidados que vão esclarecer dúvidas e debater diversos assuntos relacionados ao problema.
A psicóloga Fernanda Miranda, por exemplo, vai destacar alguns dados relativos à ansiedade no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de distúrbio é comum em todo o mundo, afetando cerca de 264 milhões de pessoas. Outro dado é que essa patologia no Brasil é mais comum em mulheres. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), aproximadamente 10,2% dos brasileiros têm transtorno de ansiedade.
E para esclarecer sobre os sintomas mais comuns, a produção contará com Aline de Sá, que também é psicóloga. Ela discorrerá sobre alguns sinais que requerem atenção, tais quais agitação física, dificuldade em ficar parado(a), preocupação excessiva com coisas que ainda não aconteceram, dificuldade para relaxar, mesmo em momentos de lazer, dificuldade para adormecer e/ou dormir bem, entre tantos outros.
Já Bruno Marques, neurocientista, biomédico e farmacólogo, vai relatar suas experiências com crise de pânico, doença associada à ansiedade.
Fechando as participações, a digital influencer, Natália Cavalcanti , irá partilhar sua história ao ser diagnosticada com ansiedade, o que a fez ganhar mais de 30 quilos.
“De Papo com Amanda Françozo”, sábado, às 19h30.