EXCLUSIVO | Marquinho Amaral encontra documentos históricos jogados em porão

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Marquinho Amaral, encontrou parte da história da cidade e do Poder Legislativo, simplesmente jogada e abandonada em um porão totalmente insalubre.

Leis, arquivos e documentos históricos empoeirados, molhados e alguns até destruídos pelas chuvas. Documentos importantes da história carlopolitana acondicionados indignamente em local propenso a se encontrar ratos e baratas.

“Arquivados, mal e porcamente! Compartilhei com meus nobres colegas a minha consternação ao descobrir que a história do nosso Legislativo e arquivos históricos da cidade de São Carlos estão totalmente abandonados e sendo tratados com total desrespeito”, comentou.

Marquinho ressalta que a tristeza fora ainda maior ao perceber farta documentação do tempo passado, com assinaturas do seu saudoso pai Francisco Xavier Amaral Filho, o Xavierzinho, que foi diretor da Câmara por 45 anos. “Lembrei com emoção das inúmeras vezes, quando ainda criança, frequentava os corredores da Câmara com meu saudoso e amado pai e não posso me curvar e deixar essa história morrer”, afirmou.

O atual presidente, que tem realizado uma gestão na plenitude, com transparência e respeito ao Poder e às pessoas que compõem o Legislativo são-carlense, afirmou em mensagem aos demais vereadores que vai seguir em frente ao lado e com apoio de todos. “Olhar sem retrovisor e consertar alguns casos que não foram possíveis de ações dos nossos grandes ex-presidentes. Cada um fez sua parte e elegeu prioridades”, destacou. “Sigo, com apoio de servidores, assessores e de vocês que me deram prerrogativas para trabalhar pela valorização do Legislativo, trabalhando”, completou.

O parlamentar destacou que já determinou a regularização e organização de todo o acervo das leis e arquivos históricos, que deverão ficar à disposição dos historiadores e munícipes da cidade.