SÃO CARLOS | Reunião com secretário de Estado envolve conversas sobre Etec e cessão do CEDIN
Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Panone e de Comunicação, Leandro Severo, estiveram em São Paulo representando o prefeito Airton Garcia em agenda oficial com o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, com o intuito de debater projetos e ideias para São Carlos e destravar assuntos de interesse do município.
Entre os assuntos abordadas nesta terça-feira (04/07), houve o pedido formal da Prefeitura de São Carlos quanto à cessão do prédio do CEDIN, onde atualmente está instalada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para que o local passe a ser administrado pelo município. O espaço precisa de reparos estruturais para otimização de sua funcionalidade, mas, em função de sua administração pelo Governo do Estado, o município não pode realizar o serviço pretendido no momento.
Além disso, também foi conversado de forma preliminar sobre a reforma da Escola Técnica Estadual (ETEC) e outros assuntos que serão oficialmente tratados entre Estado e município em reunião a ser realizada no próximo dia 20 para dar encaminhamento a estas e outras questões.
Vahan Agopyan, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, agradeceu a visita são-carlense e colocou a pasta à disposição para colaborar com novos projetos e ideias. “Para termos a inovação no Estado de São Paulo, a parceria com os municípios é fundamental e eu fiquei muito satisfeito com a reunião que tivemos porque definiram-se bem as atividades a serem desenvolvidas entre Governo do Estado e Prefeitura de São Carlos. A Prefeitura deve assumir o CEDIN e também já temos projetos relacionados à reforma da ETEC, o que será melhor debatido na reunião que executaremos no final do mês. É uma questão de tempo, mas queremos fazer o quanto antes”, disse Vahan.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Panone, destacou outro tema que a cidade pleiteia e deve voltar a discutir com o governo estadual em um futuro próximo. “Trouxemos também a proposta de implantarmos um hub de “GovTech” em São Carlos, em que nós abrigaríamos, em um único espaço, startups voltadas para os diversos desafios da administração pública. Precisamos que o poder público acompanhe o desenvolvimento da iniciativa privada e, com o apoio deste hub, entendemos que estas soluções seriam criadas com maior celeridade para que o serviço público chegue mais rápido e com maior eficácia e eficiência ao cidadão”, comenta Panone.
O professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do InovaUSP, Tito José Bonagamba, e o presidente do ParqTec, Prof. Dr. Eng. José Guilherme Sabe, também participaram da reunião.