SÃO CARLOS | Cidade participa de bate-papo sobre boas práticas em Defesa Civil
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, participou do programa online “Bate-papo com a Defesa Civil: Tecnologias de Baixo Custo para Redução de Riscos”, promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, órgão do Governo Federal, e que reuniu agentes de segurança municipais.
Representado pelo secretário-adjunto da pasta, Cel. Paulo Cesar Belonci, o município de São Carlos pôde expor experiências de sucesso e apresentar outros dispositivos em teste que auxiliam na proteção da população. Também participaram do evento o secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói-RJ, Walace Medeiros, e a diretora da Divisão de Prevenção da Defesa Civil da Prefeitura de São Paulo, Natália Leite, em encontro virtual mediado pelo Coordenador Geral de Articulação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Reinaldo Estelles.
Segundo Belonci, São Carlos foi escolhida para participar do debate após uma seleção criteriosa. “A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil tem um programa de boas práticas, onde seleciona as melhores do país e convida os municípios a expor estas ideias e explicar como foram desenvolvidas, quais as dificuldades e outras questões. Em São Carlos, desenvolvemos um sistema de monitoramento de rios e de alerta, programa que inscrevemos no sistema da Defesa Civil e, entre as 80 práticas selecionadas, foi eleito para ser apresentado no programa junto com mais outras duas práticas”, comenta o secretário-adjunto.
Samir Gardini, secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, salienta que o reconhecimento é fruto da estruturação da Defesa Civil que São Carlos tem promovido. “Há alguns anos, o prefeito Airton Garcia teve a visão de futuro de criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, uma pasta que engloba setores como a Defesa Civil e o Departamento de Operações de Inteligência e Tecnologia que, agregados, tornam-se um alicerce para que o município crie cada vez mais medidas sólidas e duradouras. No caso deste programa de telemetria de rios, há a possibilidade de uma análise mais aprofundada de situações mais graves de enchentes. Ficamos felizes pelo reconhecimento do projeto e pela nossa maneira de trabalhar ao sempre compartilhar tecnologias com outros municípios, pois também temos ganho nessa troca de experiência”, disse Samir.