IBATÉ | Polícia Militar salva vida de cadeirante engasgado com linguiça

Policiais militares salvaram a vida de um cadeirante, no final da tarde desta segunda-feira, 24, na cidade de Ibaté.

Segundo boletim de ocorrência, a PM foi acionada para comparecer em uma residência na Avenida Santa Rufina, quando se depararam com a pessoa engasgada, tom de pele avermelhado, praticamente sem respiração, agonizando e desfalecendo.

Imediatamente, o cabo Marcel realizou a manobra de Heimlich, momento em que a vítima acabou cuspindo um pedaço de linguiça que obstruia sua respiração. A vítima foi voltando ao seu estado normal, respirando sem dificuldades.

A ambulância também foi acionada, porém, a família não desejou que o mesmo fosse conduzido ao Hospital Municipal, permanecendo aos cuidados de familiares.

A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, pode-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas.

Deve-se usar a manobra de Heimlich e outras manobras somente quando a obstrução das vias respiratórias é grave e potencialmente fatal. Se a pessoa em asfixia puder falar, tossir vigorosamente ou respirar apropriadamente, não é necessária intervenção.