GERAL | Mais de 2 mil alunos participam do “São Carlos de Braços Abertos”
Lançado pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em maio deste ano, o projeto “São Carlos de Braços Abertos” tem intensificado no mês de agosto a capacitação e visitas de alunos e professores a espaços culturais e educativos da cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME) mais de 2 mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino estão conhecendo estes espaços no mês de agosto, com o desenvolvimento de atividades práticas em diversos locais como prédios públicos e privados com significado histórico, agrícola, científico, industrial, educacional e cultural no município.
No último dia (05/08) ocorreu a formação de professores do 5º ano do Ensino Fundamental I com visita a Fazenda Pinhal, coordenada pela Professora Lucília Siqueira da Unifesp e pela própria equipe do CEPE – Fazenda do Pinhal. Entre os temas da formação novos resultados de pesquisa histórica: a sociedade cafeeira do século XIX e a escravidão, com visita às benfeitorias (cafezal, terreiros, senzala), processo produtivo do café, memória da escravidão, diáspora africana e educação antirracista, além de roda de conversa sobre como realizar atividades educativas fora da escola.
Juliana Tessarin, chefe da seção de projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação, explicou que neste mês estão sendo realizadas visitas ao Centro Afro, para falar de educação antirracista e participar de atividades como pintura, capoeira e contação de histórias, além de visitas a Biblioteca Comunitária da UFSCar e ao Museu da Ciência Mário Tolentino.
“Eles estão estudando os espaços de convivência, então todos os nossos alunos terão essas experiências nesses espaços com parte interativa ou contação de histórias, um teatro, além da formação com os professores dos quintos anos na Fazenda Pinhal e com os gestores das escolas do Ensino Fundamental”, relatou Tessarin.
De acordo com a SME a Fazenda Pinhal preparou todo um roteiro de estudo para os professores e gestores para que eles tenham também um período de estudos e de formação para depois fazer a visitação.
“Todos os alunos dos quintos anos juntos com os professores vão conhecer a Fazenda Pinhal tendo vivência para falar principalmente do período cafeeiro e da escravidão no Brasil, inclusive também como experiência de uma expressão artística que é o maracatu, também de origem afro-brasileira. Estão acontecendo também visitas ao aterro sanitário para conhecer a questão sócio ambiental, incluindo todo o processo de tratamento”, finalizou Tessarin.
A programação do projeto “São Carlos de Braços Abertos” prevê, ainda, visitas as indústrias, espaços de atuação na vida pública como a Casa do Advogado, o Fórum e a Câmara Municipal.
O secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, destaca que variadas disciplinas e temas podem ser trabalhados em cada visitação. “O programa não tem como objetivo simplesmente levar as crianças para passear, mas está ligado ao currículo escolar, pois todas as visitas têm alguma conexão com a grade curricular. Com isso, as crianças e adolescentes ganharão mais um dispositivo de aprendizagem diferenciado na educação municipal. Temos o dever de oferecer à criança o que é um direito dela, com atividade prática e lúdica com a melhor aprendizagem possível”, finaliza o secretário.
O programa “São Carlos de Braços Abertos” tem o apoio Fundação Pró-Memória, SAAE, Horto Florestal, Parque Ecológico, Centro de Cultura Afro “Odette dos Santos”, Museu “Mário Tolentino”, CDCC/USP, Biblioteca Comunitária da UFSCar, Fazenda Pinhal, Sítio São João e Tecumseh do Brasil.