ESPORTE | Sesi Araraquara joga pelo título brasileiro de basquete feminino
Com entrada solidária, quinto e decisivo duelo da final acontece nesta quinta-feira (31) no Gigantão
Nesta quinta-feira (31), o Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, receberá um jogo histórico para o esporte da cidade e principalmente para o Sesi Araraquara, que terá a oportunidade de conquistar pela primeira vez o título da Liga de Basquete Feminino (LBF), competição que reúne a elite da modalidade no Brasil. O time araraquarense enfrentará o Sampaio Basquete, do Maranhão, às 21h, pelo quinto e último jogo da final da competição nacional.
Essa partida terá ingresso solidário, ou seja, a entrada é gratuita, mas pede-se a doação de um litro de leite. O conteúdo arrecadado será revertido ao Fundo Social de Solidariedade, que destinará às famílias em situação de vulnerabilidade social de Araraquara. O jogo terá transmissão ao vivo do Sportv 2 e dos canais no YouTube do TudoEP, UOL Esporte, NSports, Imirante e Live Basketball BR.
A série melhor de cinco jogos está empatada em 2 a 2. Na primeira partida, disputada no dia 15 no Gigantão, o Sesi Araraquara superou o Sampaio Basquete por 62 a 57. No segundo duelo, na quinta (17), a torcida araraquarense compareceu em peso ao Gigantão, mas o time da casa acabou derrotado por 59 a 51. Os dois times voltaram a se encontrar no dia 23 no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís-MA, onde o Sesi Araraquara venceu pelo placar de 70 a 56. A equipe araraquarense poderia ter fechado a série na sexta-feira (25), novamente em São Luís, porém o time do Maranhão levou a melhor por 80 a 52.
Campanhas
Comandado pelo técnico João Camargo, o Sesi Araraquara é o atual bicampeão paulista, mas busca o título inédito da LBF. O time vem embalado por uma atuação praticamente impecável na primeira fase, onde somou 13 vitórias e apenas uma derrota. Nas quartas de final, eliminou o Ituano em 2 a 1 na série melhor de três e na semi eliminou o Santo André, também por 2 a 1.
Atual campeão brasileiro, o Sampaio Basquete foi o vice-líder da fase inicial com 24 pontos (10 vitórias e quatro derrotas). Nas quartas de final passou pelo Sodiê Mesquita-RJ por 2 a 0 e na semifinal eliminou o Unimed Campinas por 2 a 1. O time do Maranhão busca o tetracampeonato na quinta decisão de sua história, após as participações em 2016, 2018 (vice), 2019 e 2022.
Além dos jogos da final, as equipes se enfrentaram duas vezes na primeira fase, com duas vitórias araraquarenses: 58 a 55 no Maranhão e 67 a 54 em Araraquara. Esta será a primeira vez que ambos se encontram nos playoffs.
Fotos: João Marcos/Sampaio Basquete