ESPORTE | Sesi Araraquara é campeão da Liga de Basquete Feminino

SESI
Vitória sobre o Sampaio Basquete-MA no Gigantão lotado resulta no primeiro título brasileiro do basquetebol araraquarense

 

A torcida que compareceu em peso nas arquibancadas do Gigantão na noite desta quinta-feira (31) fez a festa com a conquista do primeiro título nacional do basquetebol da cidade. A façanha foi alcançada pelo Sesi Araraquara, que venceu o Sampaio Basquete-MA por 74 a 62 pelo quinto jogo da série melhor de cinco da final da Liga de Basquete Feminino (LBF), competição que reúne a elite da modalidade no Brasil.

O prefeito Edinho, que acompanhou o jogo e participou da premiação, enalteceu o trabalho da equipe. “Parabenizo todas as jogadoras e a comissão técnica em nome do técnico João Camargo por essa conquista histórica. Agradeço ao Sesi por acreditar e investir no nosso basquete feminino. Agradeço em nome de Milena Pavanelli, secretária de esportes, e de Roseli Gustavo, presidente da Fundesport e coordenadora do projeto do basquete feminino, a todos os nossos gestores do esporte do município”, comentou.

Sesi Araraquara e Sampaio Basquete iniciaram o duelo final com muito equilíbrio e trocas de cestas no primeiro período, que terminou em 17 a 14 para o time anfitrião. As donas da casa mantinham-se na frente no segundo período, abrindo 9 pontos, até as maranhenses reagirem e empatarem o jogo, mas Jaqueline garantiu a ligeira vantagem araraquarense para o intervalo: 31 a 29.

Na volta do vestiário, o Sesi Araraquara mostrou todo seu poderio ofensivo, inflamou o ginásio e começou a abrir vantagem no placar. Com muita intensidade, a equipe fechou o terceiro quarto em 58 a 43. O time da casa manteve sua vibração no último período, administrou a diferença no marcador e confirmou a vitória aos gritos de “é campeão” de aproximadamente 5 mil torcedores presentes no Gigantão.

A capitã Aline Moura foi eleita a melhor jogadora da final, com duplo-duplo de 22 pontos e 14 rebotes, e também foi eleita a Melhor Jogadora das Finais, após registrar médias de 15,2 pontos, 9 rebotes e 17,4 em eficiência na série. O Sampaio foi liderado pela pivô Érika de Souza, que veio do banco e também teve dois dígitos em dois fundamentos: 14 pontos e 13 rebotes.

Campanha de respeito

O Sesi Araraquara teve uma atuação praticamente impecável na primeira fase, onde somou 13 vitórias e apenas uma derrota nos 14 jogos em que atuou. Nas quartas de final, eliminou o Ituano em 2 a 1 na série melhor de três e na semi eliminou o Santo André, também por 2 a 1. Na final, que é disputada em série melhor de cinco jogos, a equipe levou a melhor por 3 a 2. Vale salientar que além de se tornar campeão brasileiro, o Sesi Araraquara também é o atual bicampeão paulista.

O técnico João Camargo comentou sobre a conquista após o jogo. “Eu sou muito grato e agradeci a cada uma delas. Estou aqui há um ano e meio e o trabalho que temos feito com essas meninas tem melhorado, tem evoluído. Só tenho a agradecer ao Sesi Araraquara e a todas as pessoas que ajudam no processo. Estou feliz por estar à frente dessa equipe e por dar esse espetáculo maravilhoso, contra uma equipe tão forte como o Sampaio”, avaliou.

Para ele, o comprometimento da equipe foi o diferencial na caminhada rumo ao título. “Destaco a resiliência, a superação, a confiança no processo, confiar no trabalho que fazemos todo dia. A gente trabalha muito e elas são muito comprometidas. Isso é fala minha recorrente, mas tenho que enaltecer o trabalho delas e o trabalho de todos. Esse título me deixa muito feliz pela maneira como foi conquistado”, concluiu.