IBATÉ | Domingo tem eleição para escolha do novo Conselho Tutelar da cidade

Votação por meio de urna eletrônica será na Escola Municipal Neusa Milori Freddi

 

Acontece no próximo domingo, 1º de outubro, a eleição dos novos conselheiros tutelares que irão atuar no período de 2024 até 2027. O horário de votação será das 8h às 17h, apenas na Escola Municipal Neusa Milori Freddi, localizada na Avenida Conselheiro Moreira de Barros, 639, no Centro de Ibaté.

O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de extrema importância e responsável por fiscalizar qualquer ação ou omissão que viole os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).

Pela primeira vez, a votação será realizada por meio de urna eletrônica em todo o território nacional, porém, diferente das eleições em que se escolhem os mandatários municipais, estaduais ou federais, o voto para escolha dos conselheiros tutelares é facultativo, ou seja, não é obrigatório. Importante ressaltar que esse fato não tira a importância do papel que tem o cargo, que zelará pelos direitos das crianças e adolescentes da cidade.

É papel dos conselheiros tutelares agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de risco e vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão – ou ainda quando os direitos forem ameaçados pela sua própria conduta –, adotando medidas de proteção mais adequadas em cada caso.

Veja a relação dos candidatos e seus números por ordem alfabética:

NOME DO CANDIDATO NÚMERO NA URNA
Adilson Anastásio dos Santos 9115
Alexandra Maria Nunes F. Antonio 1786
Cirlete da Silva G. S. Souza 4218
Denis André de Oliveira Mendonça 3379
Eula Paula Souza Carvalho 3689
Flávia Regina Mazzari 3692
Juliana Aparecida Ibelli 3436
Nilza Chiuzi 4460
Patrícia Valentina Perroti 2974
Priscila Taglialatela Cobra 3868
Renata Gonzaga Teixeira Macêdo 1598