A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que na próxima segunda-feira (15/01) iniciará a operação de 6 novos radares fixos na cidade.
São Carlos já contava com 13 equipamentos (10 radares fixos e 3 equipamentos de fiscalização não metrológicos capazes também de identificar avanço de sinal e de faixa de pedestre) que entraram em operação em abril do ano passado, porém 4 desses equipamentos agora foram remanejados, passando a operar em novos locais.
A SMTT destaca a importância dos radares fixos para a segurança viária, no controle da velocidade dos veículos nas vias, na contribuição para a redução de acidentes e para a segurança dos motoristas, passageiros e pedestres.
De acordo com o secretário adjunto de Transporte e Trânsito, Sebastião Batista, os radares são dispositivos integrantes de estratégias para criar ambientes viários mais seguros e eficientes, e desempenham um papel fundamental na melhoria do comportamento dos motoristas no trânsito. “O fator mais importante é a segurança, o que contribui para a diminuição dos índices de acidentes de trânsito”, garante.
Todos os equipamentos foram instalados pela empresa Talentech – Tecnologia de São Paulo/SP, vencedora da licitação por um prazo de cinco anos, e posteriormente ligados à rede de energia elétrica pela CPFL e aferidos pelo Inmetro.
Confira a localização dos novos 6 radares:
1 – Avenida Bruno Ruggiero (160 metros após a saída do Condomínio Orizzonti di San Carlos);
2 – Avenida Henrique Gregori, nº 600;
3 – Avenida Henrique Gregori, nº 777;
4 – Rua Theodureto de Camargo, Nº 380;
5 – Avenida São Carlos, Nº 939;
6 – Avenida Prof. Luiz A. de Oliveira (oposto ao nº 11 x Avenida Salgado Filho);
Confira agora os novos locais dos radares remanejados pela Secretaria de Transporte e Trânsito:
1 – Remanejado para Avenida Francisco Pereira Lopes (60 metros após o acesso para a Rua Carlos Sasso Garcia);
2 – Remanejado para a Rua Miguel Petroni, nº 2121;
3 – Remanejado para a Avenida Dr. Heitor José Reali (Spazio Monte Azul, Nº 1425);
4 – Remanejado para a Avenida Getúlio Vargas, nº 1.650 – Jardim São Paulo;
Os demais permanecem nos mesmos locais: Avenida Getúlio Vargas (próximo ao nº 2.700); Avenida Bruno Ruggiero Filho (oposto ao nº 676); Avenida Trabalhador São-carlense (defronte ao nº 594); Avenida Trabalhador São-carlense (altura do nº 781); Avenida Miguel Petroni (defronte ao nº 3220); Rua João De Guzzi (defronte nº 2431); Avenida Comendador Alfredo Maffei (80 metros antes do nº 1.310); Avenida Comendador Alfredo Maffei (90 metros antes do nº 1.299); Avenida Francisco Pereira Lopes (650 metros após o cruzamento com a Rua Dra. Fabiana Porto Morasco) e na Avenida Prof. Luiz Augusto de Oliveira (defronte ao nº 384).
Os equipamentos de fiscalização não metrológicas estão instalados na Avenida Getúlio Vargas X Rua Ernesto Gonçalves Rosa Júnior; Avenida São Carlos X Rua Geminiano Costa e na Avenida São Carlos X Rua XV de Novembro.
São Carlos possui agora 16 radares fixos e 3 com equipamentos de fiscalização não metrológicos capazes também de identificar avanço de sinal e de faixa de pedestre.
De abril a novembro de 2023 foram registradas 30.113 autuações, sendo 19.986 por transitar em velocidade superior máxima permitida em até 20%; 3.604 por avanço de sinal vermelho de semáforo e parada obrigatória; 3.297 por parar sobre faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso; 2.881 por transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 20% até 50% e 345 por transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 50%.