Campanha visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse
O primeiro mês do ano ganha um novo significado com a campanha “Janeiro Branco”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. Em um mundo onde o estresse e a pressão cotidiana são constantes, a iniciativa busca incentivar a reflexão e o cuidado com o bem-estar psicológico. Com foco nesse propósito, a Maternidade Gota de Leite “Vovó Mocinha”, em Araraquara, realiza uma série de atividades para seus funcionários e colaboradores ao longo do mês.
Entre os dias 8 e 12, foram desenvolvidas várias ações, como oficina de relaxamento, meditação, oficina de emoções, oficina de sofrimento e superação, barra de access, ginástica laboral, aplicação de reiki, oficina de auriculoterapia.
No dia 9, terça-feira, foi realizada, nos períodos da manhã e da tarde, a palestra “Saúde mental enquanto há tempo”, com Mônica Favoreto, psicóloga, gestora de unidade do Núcleo de Articulações e Soluções da Escola de Governo, em uma atividade que contou com a participação de 33 servidores da FunGota.
Ticiana Graziele Tortorelli, coordenadora da Equipe Multiprofissional da Maternidade Gota de Leite, enalteceu a importância da campanha. “O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização que destaca a necessidade de atenção à saúde mental, promovendo abordagem sobre questões emocionais e psicológicas, encorajando as pessoas a priorizarem o autocuidado e procurar ajuda profissional quando necessário. Busca contribuir para uma sociedade mais saudável e solidária”, comentou.
Outra ação desenvolvida na unidade de saúde foi uma interação divertida entre os funcionários. “Todos os anos nós fazemos umas plaquinhas, com mensagens positivas, e saímos andando pelo hospital para as pessoas tirarem fotos e ao mesmo tempo vamos falando da importância da saúde mental, do Janeiro Branco e das ações que estamos promovendo. Também fizemos três painéis coloridos, um colocado no hospital, outro no administrativo e outro na diretoria, onde as pessoas tiram mensagens motivacionais. É uma maneira lúdica de mobilizar o hospital para a campanha”, acrescentou Ticiana.