IBATÉ: Guarda Municipal impede suicídio na rodovia Washington Luís

Equipes da Guarda Civil Municipal de Ibaté evitaram um desastre na noite deste sabado, 28, ao impedirem que uma mulher cometesse suicídio próximo de uma passarela, na rodovia Washington Luís.

Segundo informações, era por volta das 21h, quando as equipes receberam a informação de que a mulher, de 55 anos, estava proximo à passarela no km 248, no Jardim Cruzado, em Ibaté, tentando contra a própria vida.

Chegando no local, os Guardas Municipais encontraram a mulher se ameaçando a se jogar na frente dos veículos.

Após conversarem com a mulher, a mesma foi encaminhada até ao Hospital Municipal Hermínia Morganti para receber atendimento.

Segundo informado às equipes, ela sofre de depressão.

COMO EVITAR O SUICÍDIO?

A prevenção do comportamento suicida é uma tarefa que deve ser compartilhada por profissionais de saúde, escolas, governos, empresas e sociedade. É possível evitar as situações de risco seguindo os passos da campanha “Take 5 To Save Lives: Suicide Prevention”.

1. Aprenda os sinais

Conheça os sinais de alerta do suicídio, que nem sempre são óbvios. Mudanças de hábitos alimentares ou de sono, irritabilidade, pessimismo ou apatia devem ser tratados com atenção.

2. Saiba como ajudar

Não tenha medo de perguntar a alguém que você gosta se essa pessoa está tendo pensamentos suicidas. Procure ouvi-la calmamente e sem realizar julgamentos.

3. Pratique o autocuidado

O bem-estar é crucial para nossa saúde geral a longo prazo e pode até nos proteger de doenças. Aprenda algumas dicas para manter a forma mental.

4. Procure por ajuda

Se você ou alguém que você conhece está com problemas emocionais, deve pedir ajuda. Aprenda sobre as diferentes opções de ajuda e como dar o primeiro passo para buscar ajuda e atendimento.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecem assistência gratuita para pessoas com sofrimento e/ou transtornos mentais. Além disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional voluntário e gratuito, 24 horas por dia e sete dias da semana, pelo telefone 141.

5. Espalhe a palavra

Conte sobre esses passos para mais cinco pessoas. Ao compartilhar a campanha, podemos aumentar a conscientização sobre o problema do suicídio e equipar as pessoas com ferramentas fáceis para ajudar a si mesmas e aos outros.