Você sabia que Ibaté completa nesta segunda-feira, 29 de janeiro, seus 131 anos de fundação? Isso porque em 29 de janeiro de 1893, por iniciativa de João Evangelista de Toledo e seus genros, foi fundado um patrimônio em terra de sesmarias, com o nome de São João Batista da Lagoa.
A região, que hoje se chama Ibaté, começou a ser povoada por ocasião da fundação de São Carlos (04/11/1857), com o incremento e expansão das fazendas de café no interior paulista. No início a povoação era chamada de Visconde do Pinhal, posteriormente, São João da Lagoa e por fim, em 1900, o nome do povoado passou a ser Ibaté, quando foi elevado a distrito de São Carlos. Porém, somente aos 30 de dezembro de 1953, o Distrito tornou-se Município.
Foi adotado o dia 24 de junho como “dia oficial” para as comemorações de fundação da cidade, por conta da cultura italiana dos residentes que comemoravam a festa da Garibaldina e, também, por conta da tradição católica que realizava uma grande festa em louvor a São João Batista, que é o santo padroeiro da cidade.
Ibaté significa lagoa seca. A denominação se justificaria por haver até hoje, na região, principalmente no leito das estradas de rodagem, “visões” de lagoas imaginárias, seca. Dizem os habitantes de Ibaté que conforme se vai andando pela estrada, e olhando em frente, na pista, há como que poças d’agua (provavelmente confundidas com o fenômeno ótico resultante da evaporação da água do solo quente, denominado dioptria).
Histórias à parte, pela língua tupi não se pode abonar essa explicação. Lagoa em tupi é ypaba e seco é tininga, o que pouco tem a ver com o topônimo em questão.
Por outro lado, talvez não estivesse muito errado afirmar que Ibaté venha de ybaté, que significa alto, alturas, cume, o que se justificaria, uma vez que, a cidade está situada num planalto a 840 metros do nível do mar.
Interessante notar que esta palavra, depois da chegada dos portugues ao Brasil, passou também a designar as casas de dois andares por eles construídas; e assim também, igualmente sobrados, ou certos edifícios de alguns poucos andares.
Ibaté ocupa uma área de 296 quilômetros quadrados. Dado o fato de a parte do território de Ibaté estar localizada a uma altitude de 840 metros, acima do nível do mar (relevo de planalto), foi chamada carinhosamente de “Encanto do Planalto”. Limita-se com os municípios de São Carlos, Araraquara e Ribeirão Bonito.
UMA CIDADE QUE CRESCE
Desde 2005, Ibaté passa por uma verdadeira revolução e crescimento. Novos bairros e um verdadeiro cuidado com a zeladoria da cidade, transformou a cidade em uma das mais arborizadas. A qualidade de vida também é destaque da nova Ibaté. Saúde, Educação, Lazer e Cultura, além de um cuidado com o povo são os objetivos dos administradores da cidade.
Ibaté se tornou referência estadual na qualidade de vida. Quem mora em Ibaté não a troca por nada. Uma cidade tranquila que abriga grandes atividades, entre elas, o Rodeio de Ibaté, um dos maiores do Brasil e o Natal e Luzes & Sons que leva milhares de turistas para a Encanto do Planalto.
Mas não é só isso, a beleza da natureza atrai pessoas de toda a região para suas cachoeiras. Ciclistas buscam as rotas em Ibaté para um verdadeiro contato com a natureza. Um povo hospitaleiro e cordial. Assim é Ibaté, que nasceu da produção do café e hoje é uma grande potência econômica no estado de São Paulo.
CATOLICISMO EM IBATÉ
No começo da povoação os padres da Paróquia São Carlos Borromeu prestavam assistência religiosas aos fiéis. A primeira igreja do lugarejo foi dedicada a São Benedito. Por conta da elevação da povoação a Distrito, bem como o aumento populacional, foi construída uma igreja maior que leva o patrocínio de São João Evangelista (1902), com vistas a fundação de uma comunidade paroquial. Aos 19 de abril de 1906, Dom José de Camargo Barros, Arcebispo de São Paulo, cria a Paróquia São João Evangelista, desmembrando-a do território da Paróquia São Carlos Borromeu.
Merece destaque alguns padres que atuaram na cidade:
– Pe. Roque Scafoglio: 1º pároco que trabalhou de 1906 à 1915;
– Monsenhor Frederico Jurczik: padre de nacionalidade alemã que residiu por mais tempo na cidade (1938-1976), falecendo e sendo enterrado no município. Ele foi responsável pela construção da atual Igreja Matriz da cidade;
– Pe. José Roberto Bettoni: atuou na cidade entre os anos 1998 à 2002. Ele foi responsável pela construção da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Jd. Cruzado) com alguns recursos vindos a ADVENIAT (instituição Alemã que ajuda a igreja em lugares mais pobres); organizou 2 grandes missões franciscanas, que na ocasião mobilizou toda a cidade; fundou a Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Ibaté com vistas a pleitear, junto ao Ministério das Comunicações, um canal de radiodifusão comunitária para a cidade;
– Pe. Carlos Alberto Giacone: atuou na cidade entre os anos 2002 à 2016; foi o segundo padre que mais tempo trabalhou em Ibaté; organizou a estrutura da Paróquia Santo Antônio, construindo a atual Casa de Catequese e realizando melhorias na Igreja São Francisco e a construção de uma casa para abrigar o padre; organizou a fundação da Paróquia São Francisco, sendo nomeado por Dom Paulo Sérgio Machado, o primeiro pároco.
– Pe. José Herculano de Negreiros: religioso da Ordem de Nossa Senhora das Mercês que atuou na cidade entre os anos 2004 à 2008. Ele foi responsável pela grande reforma da atual Igreja Matriz. O local abriga obras de arte do renomado artista sacro Marco Aurélio Funchal, que trabalhou e foi aluno de Claudio Pastro (in memoriam) incumbido pelo trabalho artístico do Santuário Nacional de Aparecida; organizou os festejos do centenário da paróquia em 2006, que mobilizou vários segmentos da sociedade civil; por fim, instalou a Rádio Encanto do Planalto FM (107,9 mhz) que funcionou nas dependências do Salão Paroquial até o ano de 2022.
Atualmente Ibaté tem 4 Paróquias:
Paróquia São João Evangelista: sendo pároco Pe. João Morales
Paróquia Santo Antônio: sendo pároco Pe. Dr. Luiz Antenor
Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro: sendo pároco Pe. Robinson Aparecido Dorta Mangaba
Paróquia São Francisco: sendo Administrador Paroquial Pe. Júlio Cesar Bueno
O portal Região em Destake rende-se em homenagens aos irmãos e irmãs ibateenses e orgulha-se muito por ser um canal de comunicação legitimamente IBATEENSE, nascido no dia 16 de fevereiro de 2013, com um novo conceito de jornalismo na nossa cidade, reunindo conteúdos diversos da região central do Estado de São Paulo.