SAAE participa de Encontro de Prevenção de Emergências
Treinamento da Defesa Civil do Estado reuniu representantes de 45 cidades em Jaú
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) esteve representado pelo Gerente de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais – GDMAP, Eduardo Casado, e pelo Supervisor de Serviços, Lucinei Gregório, no ‘Treinamento Operação SP Sempre Alerta’, organizado e realizado pela Defesa Civil de SP durante esta terça-feira, 06/02, na cidade de Jaú, com a participação de agentes públicos de 45 municípios que fazem parte das regionais de Araraquara, Bauru e Marília.
Os temas apresentados durante o encontro foram desde a previsão meteorológica para o período, estrutura da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Paulista – CEPEDEC, em Logística Humanitária, Situação de Anormalidade, Assistência Social na Emergência e Mapa Comunitário de Risco. Além do SAAE, São Carlos também estava representada por dois integrantes da Defesa Civil Municipal, entre eles o diretor Pedro Caballero, e outro do gabinete do prefeito Airton Garcia, o assessor especial Rafael Almeida.
Desta vez, o foco do treinamento foi a capacitação dos agentes públicos dos municípios envolvidos nos trabalhos de prevenção e atendimento à população em situações de emergência típicas do verão, como inundações, deslizamentos de terra, além de atuação na prevenção de doenças como dengue, chikungunya e febre amarela.
“Foi mais uma oportunidade de contatos, aprendizados e trocas de experiências com um contingente de pessoas que precisa atender a um conjunto enorme de demandas sempre muito comum a todos nessa época do ano. Afinal, é raro o município paulista e brasileiro que durante a estação mais quente não tenha que agir de forma rápida e eficaz para controlar desde uma enxurrada ou enchente, até um pico ou surto de alguma doença como a dengue, a que mais assusta nesse momento”, afirmou Eduardo Casado.
Já o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, garantiu que ações que promovam conhecimento e garantam mais segurança para as equipes na qualidade do serviço prestado à comunidade sempre terão apoio incondicional da autarquia. “A Defesa Civil Paulista é órgão de Estado que merece o devido respeito porque tem histórico, retrospecto de atividades de êxito no enfrentamento a acidentes, desastres e tragédias, dos mais antigos aos mais recentes, e dos menos aos mais graves. Por isso, sempre que houver a chance do SAAE estar presente em encontros como este, para agregar valor e somar conteúdo, estaremos juntos com a maior motivação”.