Silvana Perin, do Solidariedade, foi eleita a nova prefeita da Estância Climática de Analândia, em eleições suplementares que aconteceram neste domingo, dia 07 de abril.
Com 1.241 votos (43,24%) dos votos válidos, Silvana e seu vice Vrá Mascia, do União Brasil, tiveram 201 votos a mais que o candidato a prefeito Leandro Santrapio (MDB), que tinha como vice o Doutor Cirinho (PSB). O resultado oficial foi divulgado pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), agora pouco.
A prefeita eleita é irmã do ex-prefeito Beto Perin, que administrou o município por três mandatos, além de ter sido vereador. Na época em que deixou a prefeitura, Beto também elegeu o seu sucessor Luizinho Garbuio, pelo extinto Democratas.
O pleito suplementar aconteceu devido à cassação, pelo TSE, do prefeito e do vice eleitos em 2020, por abuso de poder político, uma vez que dificultaram o exercício do voto de parte da população.
Além de Leandro Santarpio, disputaram contra Silvana, o prefeito em exercício Rogerinho (presidente da Câmara), com Elaine Cabeleireira como vice, ambos do Republicanos; e Odair Mistro e Giribi (vice), ambos do PDT.
A diplomação de Silvana Perin e Vrá acontece no dia 10 de maio, e a posse para o dia seguinte. Ambos governarão Analândia até 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro de 2025, tomará posse a candidata ou o candidato que se eleger nas Eleições Municipais de 6 de outubro, quando também serão escolhidos vereadoras e vereadores da cidade.
Mudança na Câmara
Com a eleição de Vrá Mascia, o primeiro suplente do Democratas (partido ainda existente nas eleições de 2020), João Sodelli assume a vaga que será deixada pelo vice-prefeito.
Sodelli deve ser convocado pela Mesa Diretora do Legislativo, na sessão posterior à renúncia de Vrá Mascia, ao cargo de vereador.