Rumo realiza içamento de ponte em São Carlos

Operação para o içamento da ponte vai resolver o impacto das enchentes na Rotatória do Cristo

 

A Rumo, maior companhia ferroviária do país, comunicou à prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, que a partir da madrugada desta terça-feira (23/04), iniciará uma operação para o içamento da ponte que vai resolver o impacto das enchentes na Rotatória do Cristo.

A circulação dos trens será paralisada a partir das 4h para início do processo de instalação da ponte metálica. Serão mais de 150 pessoas envolvidas, dois guindastes com capacidade de 700 toneladas cada um, além de outras máquinas de grande porte.

A primeira etapa do processo será a retirada das pontes provisórias. Depois, as máquinas farão a demolição do aterro até certa cota. Na sequência, as três vigas serão empurradas em cima dos pilares. Por último, será realizada a ligação da parte ferroviária.

O secretário de Obras Públicas, João Muller, explica que a prefeitura monitora diariamente a obra da nova ponte que terá 84 metros de cumprimento, 3 vãos e 4 pilares e enfatiza que a obra está sendo executada dentro do previsto pela Rumo. ‘’A intervenção vai aumentar a atual capacidade de vazão do córrego Monjolinho, sendo suficiente para comportar fortes chuvas. Essa é uma obra aguardada há décadas pela população de São Carlos”, ressalta Muller.

Netto Donato, secretário de Governo, lembra que a Prefeitura também já executou as melhorias a montante e jusante da travessia, fora da faixa de domínio ferroviário.

“No conjunto de obras contra as enchentes na região da rotatória do Cristo, a administração do prefeito Airton Garcia já realizou a ampliação da ponte no Recreio dos Bandeirantes sobre o córrego Monjolinho a jusante da linha férrea, um investimento de R$ 2,3 milhões. A ponte antiga possuía 11 metros de comprimento por 6 metros de largura e passou a ter 22 metros de cumprimento por 11,50 metros de largura. Também fez a canalização interligando o Mineirinho ao Monjolinho, um investimento de R$ 1,8 milhão”, disse Donato.

Segundo Ederson Padilha da Costa, gerente executivo de Infraestrutura da Rumo, a concessionária também está construindo uma nova alça viária e a recuperação da estrutura do Viaduto 4 de Novembro para garantir um trânsito melhor e seguro a todos os são-carlenses. “São obras que exigem um planejamento robusto e a prefeitura está monitorando todo o passo a passo, já que ela está sendo executada dentro do previsto pela Rumo. Além disso, estamos empenhados em executar todos os serviços garantindo a segurança da comunidade e da operação ferroviária”, finaliza o gerente.