CONCEN apresenta o programa ConVida aos gestores da saúde da região
O Consórcio de Municípios da Região Central – CONCEN – realizou nesta terça-feira, dia 23, em Araraquara, reunião da Câmara Técnica da Saúde, formada pelos gestores municipais de saúde dos municípios consorciados para apresentar o programa ConVida – Consórcio de Vida e Saúde Regional – que executa ações voltadas a saúde pública de forma regionalizada – com o propósito de auxiliar os municípios consorciados na missão constitucional de garantir o acesso a saúde de modo universal, igualitário e integral seja qual for o nível de complexidade, através do SUS. Foram debatidos com os participantes a contratação para realização de exames, a telemedicina e a contratação de médicos.
O CONCEN apresentou aos oito municípios participantes da reunião os resultados do questionário enviado previamente sobre a demanda por médicos especialistas plantonistas e não plantonistas, e também a respeito da demanda por exames.
Os gestores municipais reforçaram a necessidade de contratação de cardiologista e neurologista, assim como dos exames diretamente relacionados a essas especialidades médicas, cuja demanda será ampliada como consequência direta da expansão do acesso às consultas. Os participantes também pontuaram a dificuldade para realização de outros exames, de modo especial ressonância magnética e exames com a necessidade de sedação.
No contexto da contratação de médicos, uma das opções discutidas foi a utilização da telemedicina, por meio de suas diferentes modalidades – teleconsulta e telediagnóstico, por exemplo. Sobre a telemedicina, o CONCEN ficou responsável por capitanear o desenho de um ETP, contando com a colaboração direta dos gestores municipais, com o objetivo de realizar a contratação desses serviços de saúde.
Outros temas também foram tratados, como a elaboração de atas de registro de preço para medicamentos e insumos hospitalares.