Mês do Meio Ambiente: Tundisi lança novo livro no dia 18 de junho
O professor doutor e pesquisador José Galizia Tundisi faz o lançamento de seu quinquagésimo livro, “SÃO CARLOS e o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Presente – Futuro (2023-2030)”, na próxima terça-feira, dia 18 de junho, às 18h, no Centro de Empreendedorismo Cultural Mário de Andrade em São Carlos (Rua Dom Pedro II, 1380, esquina com a Rua Padre Teixeira). Com apoio do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) e do Instituto Mário de Andrade, o lançamento celebra o mês no qual se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
Publicado pela editora Scienza e financiado pelo IIE, com contribuição da Cátedra UNESCO de Águas Urbanas, o livro apresenta um panorama atual e indica o que deve ser feito para São Carlos ser uma Cidade Sustentável e uma Cidade Inteligente. A obra será distribuída gratuitamente e deverá se tornar referência para demais municípios que propõem a mesma perspectiva de sustentabilidade.
Com uma visão sistêmica da cidade, Tundisi reúne no livro experiências, vivências, conceitos, ideias, projetos, programas e políticas públicas para que São Carlos possa ser uma cidade sustentável até 2030. “Esse é um tempo razoável para se desenvolver o projeto, uma vez que São Carlos já tem uma infraestrutura de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e científico que permite avançar além do que já existe”, projeta Tundisi.
O livro é prefaciado por três importantes nomes: Glaucius Oliva, Professor Titular Sênior da USP, Presidente do CNPq 2011-2015 e Vice-Presidente para São Paulo da Academia Brasileira de Ciência (2023-2025); Adriano D. Andricopulo, Professor Titular da USP, Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) e Carlos Alberto Valera, Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Coordenador Regional das Promotorias de Justiça e Defesa do Meio Ambiente das Bacias Hidrográficas dos Rios Paranaíba e baixo Rio Grande e Coordenador do Núcleo Integrado para Tutela da Água e do Solo.
Para Glaucius Oliva, cada capítulo do livro “é uma peça complementar do quebra-cabeça do desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma narrativa coesa e inspiradora. A participação da comunidade, a adaptação pós-pandemia, o papel das universidades e as etapas para o desenvolvimento de projetos são todos temas intrinsecamente interligados, refletindo a abordagem holística necessária para moldar um futuro sustentável.
Este livro não apenas nos inspira a refletir sobre o estado atual de São Carlos, mas também nos impulsiona a agir. À medida que nos aprofundamos nas vulnerabilidades da cidade, exploramos oportunidades de avanço e traçamos caminhos para a sustentabilidade, somos lembrados do papel vital que cada indivíduo desempenha nessa jornada coletiva”.
“SÃO CARLOS e o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Presente – Futuro (2023-2030)” é o primeiro livro de Tundisi sobre a cidade na qual vive desde 1971. “Nasci em Bariri, interior de São Paulo, mas vivo em São Carlos há mais de 50 anos. Todos os outros livros que já escrevi são mais globais, sobre Limnologia, Ecologia, Recursos Hídricos, mas esse é o primeiro sobre a cidade e traz uma visão nova e prática para o futuro de onde moramos. Gosto de pensar que esse livro é um presente que São Carlos está recebendo e que possibilitará que a população de nossa cidade tenha melhor qualidade de vida, com mais educação, saúde, renda e emprego”.
Sobre o autor
Pioneiro no campo da Limnologia e Ecologia no Brasil, José Galizia Tundisi foi o criador da pós-graduação na UFSCar. Recebeu inúmeros prêmios entre os quais se destacam as condecorações Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (1994) e a Comenda Rio Branco (1996) e a Medalha Naumann-Thienemann da International Society of Limnology (SIL) (2022), a mais alta honraria concedida internacionalmente por contribuições científicas para a limnologia.
Atual Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Carlos e com uma vasta e reconhecida trajetória como acadêmico e pesquisador, José Galizia Tundisi tem formação em História Natural pela Universidade de São Paulo (1962), mestrado em Oceanografia na University Of Southampton (1966) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1969). É Presidente fundador do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) de São Carlos e da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA).
Nasceu em 1938 em Bariri (SP), filho de pais italianos. A família morava perto do Rio Tietê, onde cresceu em contato com o rio. Aos sete anos, a família se mudou para Jaú (SP), onde frequentou escola pública. No vestibular, conseguiu passar para o curso de História Natural da USP, que era noturno. Para se sustentar, trabalhava como cobrador de ônibus durante o dia.
Durante um estágio no Instituto Oceanográfico, conheceu sua esposa, Takako Matsumura, com quem se casou em 1967 e teve seu único filho, José Eduardo. Takako é sua parceira não apenas na vida, mas também na especialização em Limnologia e em dezenas de livros e estudos escritos em conjunto.
SERVIÇO:
Lançamento do Livro
“SÃO CARLOS e o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Presente – Futuro (2023-2030)”
Prof. Dr. José Galizia Tundisi
Dia 18 de junho de 2024, às 18h
Local: Centro de Empreendedorismo Cultural Mário de Andrade, na rua Dom Pedro II, 1380, São Carlos
Apoio: Instituto Internacional de Ecologia (IIE) e Instituto Mário de Andrade