Prefeitura inaugura Casa do Conselho Tutelar da Região 2
A Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude inaugurou na última sexta-feira (28/06), a Casa do Conselho Tutelar – Região 02, denominada “Onófrio Boni”, localizada na avenida Sallum, Nº 686, na Vila Prado.
O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, atuando na fiscalização e garantindo o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele desempenha um papel fundamental na proteção de menores de idade em situações de vulnerabilidade, abuso, exploração, negligência ou qualquer forma de violação de direitos.
“É uma satisfação estar aqui entregando um equipamento digno e moderno para a população em nome do prefeito Airton Garcia. É importante para todos ter um espaço digno de atendimento para quem precisa. Visamos sempre preservar os direitos das crianças e dos adolescentes. Quero lembrar que esse trabalho não é apenas de uma pessoa, mas sim de todos aqueles que estão conosco nesse governo”, disse Samuel dos Santos, secretário municipal de Infância e Juventude.
Para o vereador Dé Alvim, autor da Lei de denominação da Casa da Região 2, a unidade é a porta de entrada das políticas de atenção às crianças e adolescentes. “Somente nesta Casa do Conselho Tutelar são realizados 150 atendimentos por mês, entre eles de negligência, abandono, maus-tratos, crueldade, discriminação, abuso e exploração contra crianças e adolescentes”, ressaltou o vereador.
Em São Carlos são três Conselhos, cada um é composto por 5 conselheiros titulares e outros 5 suplentes que formam um colegiado. Com a implantação do 3º Conselho Tutelar em 2024 a cidade passou a ter 15 conselheiros tutelares titulares e 15 suplentes.
A gestão do Conselho Tutelar de São Carlos é dividida da seguinte maneira: Conselho Tutelar Região I: CRAS Aracy; Conselho Tutelar Região II: CRAS Central e CRAS Pacaembu e Conselho Tutelar Região III: CRAS Jockey Club, CRAS Santa Eudóxia, CRAS Santa Felícia e CRAS São Carlos VIII.
Também participaram da inauguração os conselheiros tutelares, a família do homenageado representada pelo filho Edenilson Boni e funcionários do Conselho Tutelar – Região 02.