Netto Donato quer São Carlos como a melhor cidade para se viver no país

Pré-candidato comemora São Carlos entre as três melhores cidades brasileiras no ranking IPS Brasil, mas almeja a liderança nos próximos anos

 

O pré-candidato a prefeito Netto Donato (PP) comemorou os resultados divulgados do estudo que aplicou, de forma inédita, o Índice de Progresso Social (IPS) para apontar as melhores cidades para se viver no Brasil. Segundo o levantamento, que utiliza uma metodologia internacional para calcular o bem-estar da população, São Carlos é a terceira melhor cidade do país para se viver atualmente, o que reflete a qualidade de vida do município de acordo com seus indicadores atuais.

O estudo, chamado IPS Brasil, filtrou inicialmente mais de 300 indicadores e, ao final, selecionou 52 para análise aprofundada. As fontes abrangem tanto órgãos oficiais quanto institutos de pesquisa, como CadÚnico, DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Anatel e Mapbiomas e, como um todo, o estudo não avalia o quanto o município investe, mas se as pessoas estão vivendo melhor.

Entre os 5570 municípios brasileiros, São Carlos obteve 70,96 pontos em sua avaliação e ficou com o terceiro lugar, atrás apenas de Gavião Peixoto-SP (74,49 pontos) e Brasília-DF (71,25 pts). Goiânia-GO (70,49 pts) e Nuporanga-SP (70,47 pts) fecham os cinco primeiros colocados. No caso de São Carlos, o município ainda se destacou em áreas como Água e Saneamento, Acesso a Conhecimento Básico, Acesso à Educação Superior, Acesso à Informação e Comunicação, Qualidade do Meio Ambiente, Acesso a Programas de Direitos Humanos e Praças e Parques em Áreas Urbanas.

Para o pré-candidato a prefeito Netto Donato (PP), os resultados mostram que a cidade caminha em direção ao progresso, mas ainda há muito por fazer. “Estamos no caminho certo e a gente fica contente e feliz, mas queremos melhorar muito e alcançar o primeiro lugar”, disse Netto.

Segundo ele, que foi secretário municipal de Governo por cerca de um ano e oito meses – entre agosto de 2022 ao início de maio de 2024 –, o levantamento reflete todo o trabalho que o poder público e a população realizaram para alcançar a terceira colocação nacional. “É motivo de orgulho muito grande pra nós, são-carlenses, e mostra cada vez mais que São Carlos não precisa de jeito nenhum ser reconstruída. A cidade está sendo construída a cada dia pelos habitantes são-carlenses, pelas pessoas que estão trabalhando, e a sociedade tem dado todo o respaldo. Dia após dia, todos estão fazendo desta uma cidade melhor”, finaliza o pré-candidato.