São Carlos lança novas ferramentas digitais para empresários e contadores

A Secretaria Municipal de Receitas e Rendas de São Carlos com apoio da Associação dos Contabilistas de São Carlos (ACOSC), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (SESCON/SP), realizou nesta quarta-feira (10/07), no auditório do Paço Municipal, o lançamento de novas ferramentas digitais disponibilizadas para empresários, contadores e contribuintes em geral.

O evento contou com a participação de representantes dos contabilistas (ACOSC, SESCON e CRC), do comércio (ACISC), indústria (CIESP) e de entidades como SEBRAE e OAB.

Foram lançados serviços que serão disponibilizados às empresas prestadoras de serviço, comércio e indústria como o VRE Digital (sistema de registro da Junta Comercial de São Paulo para abertura e encerramento de empresas) e a automatização da Certidão Negativa de Débitos. A Secretaria Municipal de Receitas e Rendas apresentou também o Projeto Visita Legal, no qual os auditores fiscais promovem visitas a escritórios contábeis e contribuintes, com o objetivo de orientar sobre questões tributárias, incentivando a autorregularização de pendências, além de oferecer, em parceria com a ACOSC, o plantão para parcelamento de débitos nos escritórios contábeis.

O objetivo da Secretaria de Receitas e Rendas é aproximar o fisco do contribuinte, dando a oportunidade de regularização das pendências e facilitar o caminho evitando aumento dos custos tributários ao contribuinte. O lançamento dos serviços melhora a performance do município no atendimento aos contadores, empresas e aos contribuintes.

O convênio do VRE Digital com a Junta Comercial facilita a desburocratização do atendimento, a certidão era um pedido da classe dos contabilistas e vai agilizar e tornar eficiente os fluxos dos processos contábeis. A visita de orientações alerta sobre demandas tributárias e também prevê situações desagradáveis aos contribuintes tendo como foco a melhoria do atendimento.

Fábio Luís Bacchini, vice-presidente da ACOSC, avalia que o lançamento das ferramentas digitais é um momento importante para a classe contábil de São Carlos porque representa uma aproximação e estreita relacionamentos dos procedimentos com a Secretaria de Receitas e Rendas.

“Vamos ter um atendimento dinâmico, rápido, esclarecer dúvidas na condução dos trabalhos contábeis. Hoje o contador faz cadastramento de dados na Junta Comercial e também na Prefeitura, com o VRE Digital não haverá esse retrabalho. A Prefeitura já captura as informações da Junta Comercial e o contador só vai confirmar as informações. A questão de se trazer para o escritório de contabilidade o reparcelamento de débitos também vai facilitar a vida do contador, que não precisará se deslocar até o SIM porque terá automatização de procedimentos, obtidos pela internet, portanto, um tratamento diferenciado”, salienta Fábio Bacchini.

Maria Ogélia de Souza, diretora regional da SESCON, representando o presidente Carlos Alberto Batistão do SESCON/SP, enfatiza que os lançamentos dos novos serviços atendem ao pleito da classe. “Essa proximidade impacta no trabalho do contador porque fica dinâmico, traz mais qualidade no atendimento dos clientes e leva a um patamar de trabalhos com redução da margem de erros, com técnica apurada, agregando custo na dinâmica do trabalho, ganha-se em tempo e custo, uma grande melhoria que São Carlos está implantando para a classe contábil”, finalizou.

A apresentação das novas tecnologias foi realizada pelo secretário da pasta, Leandro Maestro, e pelo secretário adjunto, Márcio Faustino.