Servidores da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDC) participam de 19 a 30 de agosto do curso “Desafios à Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador no Brasil Contemporâneo: Metodologias e Dispositivos” da Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente (NECA) com sede na capital paulista.
O objetivo da capacitação é instrumentalizar, teórica, técnica e metodologicamente, profissionais que atuam no Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente, proporcionando subsídios e conteúdo para o desenvolvimento de ações de prevenção, erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador.
O curso será ministrado pelo professor José Carlos Bimbatte Júnior, psicólogo, consultor e educador, consultor da Childhood-Brasil, há 35 anos atua em programas e projetos nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social em organizações públicas, privadas e em organizações não governamentais nacionais e internacionais.
“Apesar de todos os avanços legais, a herança secular de abusos deixou suas marcas e antigos pressupostos expressam-se em práticas ainda cotidianas. Observar a história da criança no Brasil, com base em dados oficiais, significa observar, sobretudo, o destino dado às crianças e aos adolescentes pobres, cujos direitos foram e continuam sendo, sucessivamente, violados”, afirma o professor.
De acordo com o secretário de Cidadania e Assistência Social, Rodolfo Hernane, capacitar os servidores da assistência social é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes. “É essencial conhecer as especificidades, considerar as diferenças regionais e culturais, mobilizar e capacitar pessoas e organizações, para desenvolver políticas públicas integradas, de prevenção e erradicação do trabalho infantil.
Recentemente a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, juntamente com a Comissão Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de São Carlos (CIPETI) da OAB São Carlos, realizou a 4ª Oficina das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de São Carlos que contou com a participação da Juíza Federal Titular da 5° Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e também coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência de Ribeirão Preto. A ação faz parte de um conjunto de atividades previstas no município para sensibilização e mobilização da sociedade em relação a garantia de direitos e proteção de crianças e adolescentes, pois reforçam o compromisso de diversos setores da sociedade com a erradicação do trabalho infantil.