Marquinho Amaral homenageia memória de Rubens Maciel com denominação de estúdio da TV Câmara

O radialista e ex-vereador Rubens Maciel, falecido em 2017, recebeu homenagem póstuma da Câmara Municipal com a denominação da sala do estúdio de TV do Legislativo, implantado na gestão do presidente Marquinho Amaral como forma de ampliar a comunicação com a população são-carlense.

Segundo Marquinho, a iniciativa de reverenciar a memória de Rubens Maciel foi oficializada por meio de Resolução e representa “um merecido tributo de reconhecimento da cidade de São Carlos a uma personalidade de ampla atuação social, que muito se dedicou em favor de nossa comunidade”.

O estúdio localizado no Anexo Administrativo da Câmara, na rua Sete de Setembro No. 2002 sedia a produção de programas para a emissora cuja programação é transmitida no canal aberto digital 49.3, e nos canais 20 de Net São Carlos e 31 da Desktop/C.lig.

A TV Câmara iniciou recentemente a produção de programas próprios, como o “Fala Vereador” e o “Ponto de Vista”. A emissora veicula conteúdos de instituições conveniadas, como o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Universidade de São Paulo e Universidade Federal de São Carlos e transmite ao vivo os eventos do Legislativo, como as sessões plenárias semanais, sessões solenes e audiências públicas.

Marquinho Amaral destacou que a denominação do estúdio não poderia ser outra senão aquela que enaltece o trabalho de um homem da comunicação que também exerceu mandato no Legislativo. Rubens Maciel ocupou uma cadeira de vereador no período de 1/1/2005 a 31/12/2008, quando foi reconhecido pela população pela atuação benemérita, pois ao longo da vida – e sobretudo no trabalho como repórter e apresentador de programas de rádio – colocou-se a serviço de ações filantrópicas e de atendimento às pessoas necessitadas.

Rubens Maciel era natural de Rincão, nascido em 23 de junho de 1935. Casou-se com Maria Inês Valvassori Maciel, tendo cinco filhos: Miriam, Rosana, Pedro, Ana e Débora e nove netos. Radicado em São Carlos, exerceu diversas atividades, como engraxate (chefe do grupo de engraxates de São Carlos), esportista (fundador e técnico da Escola de Futebol Canarinhos), comissário de menores, cantor, compositor, Policial Militar e vereador.

Notabilizou-se ao atuar por várias décadas no rádio são-carlense, à frente do programa “Maciel O Repórter”, que além de notícias policiais e variedades, desenvolvia importantes campanhas sociais.

Rubens Maciel também se destacou no meio artístico. Era tenor, além de compositor musical, que se tornou amigo de Jair Rodrigues, a quem conheceu em um programa de calouros no rádio. Em 2007 homenageou o artista com a entrega do título de “Cidadão Honorário de São Carlos”.

Maciel integrou a Polícia Militar do Estado de São Paulo (era Subtenente reformado) onde desenvolveu uma carreira pautada na correção, espírito de grupo e compromisso com a segurança pública. Faleceu em São Carlos no dia 24 de dezembro de 2017, aos 82 anos.