Prefeitura inicia revitalização do Parque do Bicão

bicao02

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou uma nova etapa de revitalização do Parque Veraldo Sbampato, mais conhecido como Parque do Bicão. O centro de esporte, lazer e cultura possui 54.950 m² e está localizado entre a avenida Cícero Soares Ribeiro e avenida Maria Consuelo Brandão Tolentino, na Vila Carmem.

Desta vez serão investidos R$ 580 mil para a recuperação do piso em pedra portuguesa, do gradil externo, dos portais de entrada, das rampas de acessibilidade, realização de drenagem, de pintura dos alambrados das quadras, pintura geral das arquibancadas e pisos, reforma da cobertura da marquise, pintura da marquise, reforma dos sanitários e recuperação da academia ao ar livre.

Recentemente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente precisou suprimir algumas árvores do local por questão de segurança. No local também foram instaladas três câmeras interligadas à Central de Monitoramento da Guarda Municipal.

No final de 2022 a Prefeitura também realizou uma obra de recuperação da represa do Parque do Bicão, no Córrego do Medeiros, um investimento de R$ 423.300,79 com recursos do próprio município. A obra foi necessária porque em janeiro de 2020 a tubulação da barragem do Bicão rompeu, ocasionando o esvaziamento da lagoa no interior do parque. O rompimento foi provocado por uma erosão no local.

As escadas hidráulicas foram reconstruídas e realizada a limpeza total da represa. Depois foi feita a recuperação do vertedouro que é uma estrutura hidráulica construída para controlar o nível d’água, permitindo a passagem das vazões escoadas com a máxima eficiência possível sem provocar problemas à estrutura.

De acordo com o secretário de Obras Públicas, Leonardo Lázaro, o objetivo é sanar os danos às estruturas. “O Parque do Bicão possui diversas áreas para entretenimento e lazer, com quadras poliesportivas, pista de caminhada, playground, academia, extensa área verde distribuída e uma nascente. É uma área de preservação permanente (APP) e é protegida pelo Código Florestal, portanto sempre precisa receber cuidados especiais”, finaliza o secretário.