Ministro Alexandre Padilha visita o Hospital Amaral Carvalho e promete apoio aos projetos de combate ao câncer
O ministro de Relações Institucionais Alexandre Padilha fez uma visita ao Hospital Amaral Carvalho no último dia 16 de agosto, durante o cumprimento de uma agenda oficial do Governo Federal na região do Oeste Paulista.
Padilha se reuniu com a diretoria do Hospital Amaral Carvalho para alinhamento de projetos que possam aprimorar o tratamento do câncer para os pacientes de todo o Brasil que buscam o HAC nesse momento difícil.
“O diagnóstico, a prevenção e o tratamento do câncer talvez sejam os maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo hoje. Infelizmente, cada vez mais gente envelhece, cada vez mais tem hábitos urbanos e isso, muitas vez, tem um risco maior de desenvolvimento do câncer”, disse.
Parceiro do Hospital Amaral Carvalho desde quando foi deputado federal, tendo destinado várias emendas parlamentares, Alexandre Padilha falou da importância do HAC para o tratamento do câncer. “Ter hospitais filantrópicos com essa tradição como o Amaral Carvalho, que, na minha opinião, é um dos principais hospitais de tratamento do câncer, não só de São Paulo, mas do Brasil, é fundamental. Primeiramente, porque é um acolhimento, uma característica das pessoas saberem que tem um lugar apropriado, e, mais do que isso, uma referência de conduta e uma referência de tratamento”.
O diretor superintendente do HAC, Antonio Navarro, expôs os projetos de expansão para aumento da capacidade de atendimento e o ministro se comprometeu empenho para apresentar as demandas do HAC ao Governo Federal. Entre eles, a construção de uma nova unidade em Bauru, com um Centro de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento. O ministro prometeu encaminhar a demanda aos agentes competentes do Governo Federal. “A gente não consegue enfrentar o câncer sem hospitais de referência como o Amaral Carvalho que espalham conduta técnica, a experiência e o engajamento para prevenir, diagnosticar e tratar rapidamente o câncer”, disse o ministro.
Ao final do encontro, Alexandre Padilha relembrou uma passagem marcante para ele, quando participou de um encontro de voluntários das ligas de combate ao câncer que oferecem todo apoio aos pacientes do HAC em suas cidades. “Foi uma experiência inesquecível. Tinha gente espalhada de São Paulo inteiro, de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul. Esses verdadeiros anjos que acompanham os pacientes do hospital em suas cidades, que ajudam a fazer o diagnóstico, pessoas também que já tiveram o câncer e se engajam nessa luta depois de serem tratadas. Isso tudo mostra a importância deles na luta contra a doença”, finalizou Alexandre Padilha.