Reportagem da TV Aparecida destaca o autismo

AUTISMO

O “Arquivo A” desta quinta-feira (22/8), às 21h, terá como tema o autismo. A reportagem da TV Aparecida, feita por Eduardo Gois, vai explorar histórias de famílias com crianças e adultos com o diagnóstico e a luta para um tratamento digno, além também dos desafios da inclusão.

Segundo dados levantados pela produção, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, indica que hoje há uma evolução no diagnóstico. Uma em cada 36 crianças possuem o Transtorno do Espectro Autista, o TEA.

O autismo é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. Os primeiros sinais podem ser percebidos ainda na infância.

Eduardo Gois vai conversar com especialistas para entender os diferentes graus de autismo, a importância da terapia e acompanhamento médico. E também sobre a importância da rede de apoio entre pais de crianças com o diagnóstico.

O programa ainda vai abordar os avanços na educação para alunos autistas, e como a escola auxilia nas atitudes e na evolução deles. E ainda uma startup que ajuda adultos com autismo a entrar no mercado de trabalho.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 21h.