Centro de Formação em Cinema de Animação Stop Motion continua com oficinas gratuitas
São Carlos é referência em cinema de animação com atividades oferecidas pelo Centro
São Carlos já pode ser considerada uma das cidades do país referência em cinema de animação. Inaugurado em julho, o Centro de Formação em Cinema de Animação Stop Motion já reuniu mais de uma centena de entusiastas da animação, em atividades com grandes nomes da área. As atividades, sempre de graça, continuam abertas ao público de todas as idades.
O Centro foi criado pela Rocambole Produções, produtora do filme Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca, recém lançado no cinema. O projeto recebeu recursos do edital Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal e Estado de São Paulo, dando oportunidade à Rocambole de compartilhar o conhecimento adquirido na produção do filme através de ações de formação para público jovem e adulto, iniciantes e profissionais, valorizando o cinema e sua produção na região. O centro conta com uma programação dinâmica para formar novos animadores e um espaço favorável para a realização de novos projetos animados e ações educativas.
As oficinas, totalmente gratuitas, são para públicos de diversas idades, com técnicas de animação com massinha, pixilation, onde as próprias pessoas são os “bonecos” da animação, e a utilização de brinquedos ópticos como o zootrópio, além de animação com recortes, objetos e muito mais.
Grandes nomes da área estiveram no Centro desde sua inauguração, como Thomate Larson, que foi Diretor de Animação da série de TV “Angeli The Killer” (2016 e 2020) e do longa-metragem “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente” (2021); Carolina Veirano, Diretora de Animação na série ainda inédita ‘Sol em Dó Ré Mi’ e Thiago Calçado, que contribuiu para várias animações notáveis, incluindo o vencedor do Oscar ‘Pinóquio de Guillermo Del Toro’ (2022), ‘A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets’, da Aardman (2023) e os filmes indicados ao Oscar ‘Kubo e as Cordas Mágicas’ (2016), da Laika, e a ‘Ilha dos Cachorros’ (2018), de Wes Anderson. E, claro, as oficinas contaram também com Tiago Mal e Eduardo Perdido, diretores da premiada animação Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca (2023).
Próximas atividades
As atividades do Centro de Formação não param por aí. Em setembro tem início o curso “Criando um Curta de Stop Motion”, com os diretores Tiago Mal e Eduardo Perdido, e já estão abertas as inscrições para o workshop “Animação com Diálogos”, com a experiente animadora Érica Valle, que é é animadora stop motion no Brasil há mais de vinte anos, trabalhando em longas, curtas, séries e publicidade. Animou no curta “A Traça Teca” (2002) e no longa “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” (2023). Foi uma das principais animadoras da série “Angeli The Killer” e do longa “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente” (2021). Recentemente, foi diretora de animação do curta “Kabuki” (estreia em 2025) e diretora assistente da nova vinheta do CineSesc, toda animada em camadas de papel, com o diretor Cesar Cabral. Em publicidade foi Diretora de Animação e Animadora para marcas como Café Pilão, Sadia, Natura, Amazon entre outras.
Durante todo o ano de 2024, o Centro continua oferecendo atividades abertas para público de todas as idades, com as Oficinas Livres de Animação. As atividades são monitoradas e não precisam de inscrição prévia, e acontecem de quarta à sexta, das 15h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. Menores de 10 anos precisam do acompanhamento de um responsável.
Visitando o Centro também é possível conhecer o cenários e os bonecos do filme Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca.
As inscrições para as atividades podem ser feitas no site do Centro, que é o www.stopmotion.art.br
Rocambole Produções
A Rocambole Produções foi criada em 2003 por Diego Doimo, Ana Luiza Pereira, Tiago Mal e Eduardo Perdido, alunos do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Desde a sua fundação, a produtora tem concentrado seus esforços na criação de conteúdo animado, com especial ênfase no stop motion. Assim nasceu o seu projeto mais ambicioso, Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca, longa-metragem cuja produção exigiu mais de doze anos. A empresa sempre teve consciência de que a indústria de animação do país necessita de pilares sólidos e tem contribuído para a causa oferecendo cursos e oficinas de animação. Mais uma vez, focando no stop motion, criou o Centro de Formação em Cinema de Animação Stop Motion.
Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca
A pequena traça Teca vive com sua família e seu fiel ácaro de estimação Tuti numa caixa de costura. O que eles mais gostam é de comer papel, mas quando Teca aprende a ler, percebe que os livros não podem ser comidos, afinal eles guardam as histórias que ela adora. Decididos a resolver um grande mistério, Teca e Tuti partem para a biblioteca, em busca da história mais importante de suas vidas.
A animação stop motion já foi premiada como o Melhor Longa Infantil de 2024, no Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), no Rio de Janeiro, além do Prêmio Especial do Júri de Animação em Cuba no ano passado, e esteve em relevantes festivais de cinema em Moscou, Lisboa e Chicago. Com sua história, o filme valoriza o amor aos livros e à leitura, e traz canções inéditas e originais de Hélio Ziskind e Ivan Rocha, músicos com longa trajetória voltada para o público infantil. Já a direção de arte é de Mateus Rios, ilustrador de livros infantis.
Serviço:
Centro de Formação em Cinema de Animação Stop Motion
Rua Episcopal, 1820 – São Carlos
Fone – 16 3510-0267
Funcionamento: quarta à sexta-feira, das 15h às 19h/ Sábados, das 9 às 13h
Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca
Rocambole Produções