XVII Mostra do Projeto Dançar apresenta o Espetáculo “Saltimbamco – Uma Releitura” no Teatro Municipal

teatro

Nos dias 04 e 05 de setembro, às 19h30, o Projeto Dançar, coordenado pelo Departamento de Artes e Cultura, apresenta a XVII Mostra de Dança com o espetáculo “SALTIMBANCO – uma releitura”, no Teatro Municipal de São Carlos.

Inspirado no musical infantil “Os Saltimbancos” (1976), que foi traduzido e adaptado para o português por Chico Buarque, o espetáculo traz a história de diferentes trabalhadores comuns que, cansados de serem reduzidos a mera mão-de-obra e não serem reconhecidos por sua particular humanidade, são despertados pelo desejo e pela coragem que os levam em busca de suas individualidades e seus sonhos, numa trajetória de autoconhecimento e pertencimento.

Durante esse percurso, após se desgarrarem de seus iguais, esses trabalhadores se encontram e percebem que passam pelo mesmo processo de transformação. Juntos, seguem em busca de um sonho. Passando por diferentes cidades, descobrem tantos outros que lutam por direitos iguais, que não se calam diante de injustiças e que buscam melhores condições de trabalho. Descobrem, também, outros tantos saltimbancos, que escolheram arrebentar as relações de poder e viver seus sonhos em realidade. A caminho do mar, experimentam a liberdade de tomar suas próprias decisões e lá, já no mar, avistam muitos outros que há tempos trilham sua busca interior e que agora lhe apresentam a bela esperança de um horizonte infinito de possibilidades e descobrem que, juntos, todos somos fortes!

O Projeto Dançar é uma ação permanente realizada pelo Departamento de Artes e Cultura há mais de 35 anos. Atualmente, o projeto desenvolve um trabalho de danças criativas com crianças e adolescentes, trazendo o protagonismo dos participantes no processo do fazer artístico de forma lúdica e colaborativa.

A Mostra de Dança é o espetáculo apresentado no segundo semestre, como parte do processo e das atividades desenvolvidas ao longo do ano. A partir do tema escolhido, é iniciado a montagem do espetáculo, que requer laboratórios de criação das coreografias, pesquisas sobre o tema, pesquisa musical, entre outros elementos fundamentais para o espetáculo. Os participantes são envolvidos nas diferentes etapas dessa construção.

Os ingressos estão sendo distribuídos entre os participantes do projeto e o restante será disponibilizado na bilheteria do teatro, gratuitamente, entre 19h e 19h30, até a capacidade máxima do local.