Espetáculo inclusivo “OS SALTIMBANCOS” emociona alunos de Cemeis

A emoção tomou conta de alunos das fases 5 e 6 dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s) ao assistirem os 12 alunos da APAE entrarem em cena para apresentar a peça teatral “Os Saltimbancos”, na manhã desta terça-feira (03/09), no auditório da Prefeitura de São Carlos. Uma experiência que eles irão levar para o resto da vida.

A iniciativa do espetáculo que reuniu 80 crianças dos CEMEI’s José de Britto (Distrito de Santa Eudóxia) e Maria Luiza Perez (Jardim Paulistano) é uma parceria entre a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) São Carlos e a Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de utilizar a arte como instrumento de inclusão social, proporcionar interação entre os participantes, através de vivência artística coletiva e inclusiva, fortalecer vínculos familiares, comunitários e elevar a autoestima dos participantes.

Mariana Duarte Schiabel, coordenadora do Centro Dia da APAE, explicou que o projeto é uma fonte lúdica voltada para os atendidos pela instituição. “Temos um grupo de teatro e as apresentações visam buscar a autonomia e independência dos usuários, garantia de direitos, inclusão social, integração com outros alunos, buscando a qualidade de vida”, destacou.

Kalisa Silva, coordenadora pedagógica do CEMEI José de Brito, lembrou que a visita dos alunos ao auditório da Prefeitura para assistir à peça teatral faz parte das atividades extra classe. “É um outro tipo de linguagem para as crianças terem contato, os alunos da zona rural não têm contato permanente com a cultura e queremos promover essa oportunidade de assistir atividades culturais e conhecer novos alunos”, disse.

A peça “ Os Saltimbancos”, que reúne música, dança e teatro com diálogos falados e cantados em uma apresentação encantada e divertida é um importante processo para criar laços de amizade, vivenciar valores, respeito, entender que todos são iguais, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social.

Sinopse

Trata da união de um grupo de animais contra a exploração realizada por seus patrões. Cada bicho protagonista expressa sua angústia por meio do canto e decidem juntos mudar o rumo de suas vidas, lutando pela liberdade.

No musical, o jumento que não aguenta mais carregar tanto peso sem recompensa alguma, um cachorro que está muito velho para guardar a casa, uma galinha que não consegue mais botar ovos e uma gata que está cansada de servir como companhia de luxo de sua patroa. Eles se juntam e partem para a cidade em busca do sonho de se tornarem artistas.