Aumento de casos de Dengue em 2024 alerta autoridades de Saúde
Em 2024, o número de notificações de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti preocupa a população e as autoridades de saúde. Até o momento, foram registradas 27.379 notificações de Dengue, com 15.166 casos confirmados. Desses, 14.450 são autóctones, ou seja, transmitidos dentro da cidade, e 716 são casos importados. Somente nas últimas semanas, foram identificados 170 novos casos.
A situação da Dengue se agrava com o registro de 03 óbitos confirmados, enquanto outros 10 casos ainda estão em investigação. Além disso, a cidade está monitorando outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito. Para Chikungunya, foram feitas 211 notificações, com 177 casos descartados, 4 confirmados (3 autóctones e 1 importado), e 34 ainda aguardando resultado de exames. Zika teve 84 notificações, todas descartadas. Em relação à Febre Amarela, 3 casos suspeitos foram notificados, mas também descartados.
As autoridades de saúde reforçam a importância de eliminar focos do mosquito e buscar atendimento médico ao surgirem sintomas como febre alta, dor muscular intensa e manchas na pele. A população é incentivada a colaborar na luta contra o Aedes aegypti, evitando a proliferação do mosquito em locais com água parada.