Vida de Dom Damasceno, Arcebispo Emérito de Aparecida, é tema do “Arquivo A”

Reportagem também traz entrevista exclusiva com o religioso

 

O “Arquivo A” desta quinta-feira (19/9), às 21h, traz uma reportagem sobre a vida de Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida. A jornalista Rafaela Lourenço será responsável por relatar histórias do cardeal brasileiro no programa da TV Aparecida.

A reportagem terá entrevistas com familiares, amigos e religiosos, como Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida. Dom Damasceno é mineiro da cidade de Capela Nova, de uma família muito católica com 10 irmãos. Se ordenou sacerdote em 1968. Sua preocupação com a formação na Igreja sempre foi uma das prioridades em sua missão evangelizadora.

O programa ainda apresentará os feitos de Dom Damasceno na capital do país, Brasília, onde exerceu muitas funções na Igreja por 44 anos. E depois, quando o religioso tomou posse como arcebispo da Capital Mariana da Fé, no Santuário Nacional de Aparecida, onde serviu por 12 anos.

Rafaela Lourenço vai conversar com Dom Damasceno sobre sua trajetória como Arcebispo de Aparecida, em que recebeu dois papas. Primeiro. Bento XVI, durante 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, em 2007. E depois, Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

A entrevista também evidencia outros momentos marcantes, como quando foi nomeado cardeal no consistório realizado em Roma, em novembro de 2010, e passou a usar o título de Cardeal-padre da Imaculada em Tiburtino; quando foi eleito presidente da CNBB, em 2011; e a participação no seu primeiro conclave, em 2013, que elegeu Papa Francisco, o primeiro papa latino-americano.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 21h.