Júlio Benedicto Mendes inicia Semana da Pessoa com Deficiência com roda de conversa

A Escola Municipal Júlio Benedicto Mendes abriu a Semana da Pessoa com Deficiência Física de maneira especial, promovendo uma roda de conversa com Francisco Sebastião de Maria, um exemplo de superação e determinação. Francisco, de 61 anos, nasceu com retinopatia atópica e perdeu totalmente a visão aos 40 anos. Durante o encontro com os alunos, ele compartilhou sua experiência de viver parte da vida enxergando e outra parte sem a visão, destacando os desafios e conquistas ao longo dessa trajetória.

“Metade da minha vida eu enxerguei, e agora vivo sem enxergar. São dois mundos diferentes que me ensinaram muito sobre persistência e adaptação”, contou Francisco, que hoje sonha em prestar vestibular e cursar uma faculdade, utilizando plataformas tecnológicas para driblar as limitações impostas pela deficiência visual. Mesmo tendo interrompido os estudos no interior do Ceará para ajudar sua família, Francisco voltou à escola ao se mudar para São Paulo, onde concluiu o ensino médio por meio do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A roda de conversa foi uma oportunidade para os alunos compreenderem melhor as dificuldades diárias enfrentadas por pessoas com deficiência e também promover um diálogo sobre inclusão e respeito. Francisco falou sobre como é depender dos sentidos restantes para realizar tarefas comuns e como a tecnologia pode ser uma grande aliada para pessoas com deficiência.

A diretora da escola, Regina dos Santos Barretos Dorice, ressaltou a importância de iniciativas como essa. “Receber o Sr. Francisco entre nossos alunos é uma experiência enriquecedora. A vivência que ele compartilhou nos ajuda a sensibilizar as crianças sobre a importância da empatia e da inclusão. Nossa escola está comprometida em promover o respeito à diversidade e a conscientização sobre as barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia”, destacou.

A Semana da Pessoa com Deficiência Física na escola Júlio Benedicto Mendes continuará com diversas atividades, reforçando o compromisso da instituição com a educação inclusiva e o respeito às diferenças. Na rede municipal de ensino, o tema também será trabalhado em outras unidades, garantindo que a conscientização e a reflexão sobre o tema alcancem todas as crianças da cidade.