Canil Municipal já castrou mais de 4 mil animais em 2024

Além da esterilização realizada pela equipe do Canil, a Prefeitura também realiza mutirões de castração

 

O município de São Carlos oferece o serviço de castração de animais, por meio do Departamento de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. O serviço, gratuito, é feito pela a equipe do Canil e Gatil Municipal e por meio de mutirões, realizados mensalmente em regiões de maior exclusão social.

A superpopulação de cães e gatos nas ruas é uma questão vivida por centros urbanos de todo o país, por isso desde 2017, a Prefeitura de São Carlos trabalha no controle populacional baseada na esterilização cirúrgica e definitiva desses animais e responsabilização de seus proprietários.

Ano passado foram castrados no Canil Municipal 2.005 animais e por meio dos mutirões outros 2.435 cães e gatos. Já esse ano o Canil já esterilizou 1.571 animais e 2.448 passaram pelos mutirões de castração, totalizando 8.459 procedimentos cirúrgicos.

Para agilizar o processo de agendamento dessas cirurgias, a Prefeitura lançou em 2021 o sistema CADPET que pode ser acessado pelo link: http://servico.saocarlos.sp.gov.br/canil. Basta acessar o serviço e preencher o formulário para conseguir uma vaga nos mutirões que realizam 400 cirurgias em um único fim de semana. Para quem não tem acesso a Internet a opção é fazer o agendamento pelo WhatsApp (16) 99991-9584 na Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Os tutores dos animais cadastrados no CADPETSãoCarlos recebem a confirmação com a data, horário e local da cirurgia por e-mail e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento também faz contato via telefone.

O objetivo é controlar de forma efetiva e humanitária as populações de cães e gatos, diminuindo assim os riscos inerentes a animais errantes, minimizar custos, mudar a cultura da população em relação aos animais de estimação, conscientizando seus proprietários sobre a posse responsável, envelhecer as populações de cães e gatos visando à diminuição da reposição e manter animais imunizados contra as principais zoonoses.

Além da castração, a equipe realiza avaliação física, chipagem, orientação e conscientização sobre a posse responsável de animais domésticos. O próximo mutirão de castração será realizado no mês de outubro.

Vale a pena saber

Que a cirurgia de castração não causa dor no animal, pois é realizada sob efeito de anestesia geral por médico veterinário. Que após a cirurgia apenas é necessária uma limpeza no local da cirurgia, dispensando cuidados especiais. Que a castração precoce (antes do primeiro cio) reduz em 98% a chance do desenvolvimento de tumores de mama, além de prevenir uma série de problemas reprodutivos. Que ter cria não traz saúde e sim agrava o problema de superpopulação e do abandono. O uso anticoncepcional em animais traz problemas como tumores de mama e infecção uterina (piometra) que necessitam, muitas vezes, de tratamento e cirurgia de emergência. Que os machos também devem ser castrados, pois deixam de sair atrás de fêmeas no cio, evitando fugas, doenças transmitidas na cruza e atropelamentos. Além disso, continuam cuidando da casa e deixam de fazer xixi para demarcar território.