3ª Parada Pedagógica oferece formação continuada para profssionais da Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Formação Continuada Docente e Profissional (DFCDP/CeFPE) e Coordenação Pedagógica, está realizando até essa terça-feira (01/10), 3ª Parada Pedagógica do ano letivo de 2024, um momento de formação continuada para todos os profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

A Parada Pedagógica faz parte do calendário escolar e tem como objetivo a valorização, reconhecimento e formação continuada dos docentes e demais profissionais da Educação, como serventes de merendeiras, agentes educacionais, auxiliares administrativos, professores de educação física e os professores da Educação Infantil que estarão fazendo a formação do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) que acontece desde o início do ano em horário de trabalho.

O evento foi dividido em grupos, de acordo com sua área de atuação. Os professores da Educação Infantil, educadores de creche e coordenadores, receberão a formação do LEEI nesta terça (01/09), das 7h às 11h, nos Centro Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s) polos.

Os agentes educacionais e auxiliares administrativos dos CEMEI’s e EMEB’s receberam a Formação: Treinamento Saúde Mental no Contexto Contemporâneo nesta segunda (30/09), no Paço Municipal.

Já os professores da Educação Infantil e recreação receberam a formação Oficina com teoria e prática sobre o Frevo no CEMEI Dom Ruy Serra. A formação Oficina com teoria e prática sobre o Maracatu acontece nesta terça (01/10), das 8h às 11h, no CEMEI Dom Ruy Serra, localizado na rua Marechal Deodoro, nº 3795, na Vila Faria.

As serventes de merendeira, merendeiro e auxiliares de cozinha, intérpretes de libras e instrutor surdo, receberam a formação Lei Lucas: A Palavra de Ordem é Prevenção com o palestrante Rafael Jesus no salão de eventos do SINDSPAM.

Para a secretária municipal de Educação, Paula Knoff, a Parada Pedagógica é uma conquista da Educação Municipal de São Carlos. “Realizada desde 2017 ela se constitui em um momento de ricos espaços de aprendizagem, trocas e compartilhamento de saberes. Nesta edição, os profissionais da educação foram divididos em diferentes grupos, para diferentes formações em diversos locais da cidade, desenvolvendo atividades sobre temas como Saúde Mental, Lei Lucas, Leitura e Escrita na Educação Infantil e oficinas de frevo e maracatu”, disse.

Vale lembrar que o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), para os professores de Educação Infantil das fases 3, 4, 5 e 6 tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da educação infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças, respeitando as especificidades da primeira infância.